MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
06/12/2022 às 07h30min - Atualizada em 06/12/2022 às 07h30min

Jogadores da seleção brasileira de futebol degustam carne folheada a ouro no Qatar

Gabriel Jesus e Ronaldo estiveram no restaurante do turco chef Salt Bae

EU Atleta
GLOBO ESPORTE
Carne folheada a ouro do chef Salt Bae faz sucesso com jogadores no Catar — Foto: Reprodução
Carne folheada a ouro? Sim, você leu certo. E ouro 24 quilates! Na noite desta terça-feira (29/11), os jogadores da seleção brasileira que disputam a Copa do Mundo 2022, no Catar, foram liberados pelo técnico Tite. E alguns deles foram parar no famoso restaurante Nusr-Et, do chef turco Nusret Gökçe, conhecido como chef Salt Bea ou "namorado do sal" pelo jeito muito particular com que salga as carnes. Os atacantes Gabriel Jesus e Vinicius Jr. e os zagueiros Éder Militão e Bremer estão entre os que lá estiveram, assim como o ex-atacante Ronaldo. No cardápio de Gabriel Jesus, Ronaldo e Bremer, destacou-se a tal carne folheada a ouro 24 quilates. Mas comer ouro faz bem ou mal para a saúde? Oferece algum benefício ou prejuízo nutricional? Afeta o desempenho esportivo?

O nutricionista e farmacêutico Rodrigo Abdala, que trabalha como farmacêutico no departamento de saúde do Flamengo, explica que os estudos feitos até hoje não mostram nenhum impacto do consumo do ouro no organismo, na saúde ou no desempenho esportivo. - O ouro não participa de nenhuma reação química no nosso corpo. Pelo menos até o momento não há nenhuma descoberta nesse sentido. Diferente de outros minerais, como o cobre e o zinco, que são cofatores de algumas enzimas, então a deficiência do cobre ou do zinco pode trazer prejuízos à saúde. A SOD (superoxidodesmutase), que é uma enzima fundamental na neutralização de radical livre, por exemplo, é dependente de zinco e cobre. O ferro também é fundamental, já que ele faz parte da composição da hemoglobina, tendo um papel na oxigenação dos tecidos - comenta Rodrigo.

Zinco - Poderoso antioxidante, desempenha diversas funções em nosso corpo, sendo importante para o adequado funcionamento do sistema imunológico. Cerca de cem enzimas dependem do zinco para realizar suas reações químicas. É fundamental para o funcionamento das células e dos órgãos reprodutivos masculinos e femininos e para o processo do metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos. Afeta o paladar e o olfato; Cobre - Tem importante papel na ativação do sistema imunológico e na produção de glóbulos vermelhos e de colágeno na pele e para a saúde óssea; Ferro - Atua na oxigenação dos tecidos, ajudando no transporte do oxigênio até as células do corpo todo a partir das hemácias (glóbulos vermelhos). A deficiência de ferro pode gerar doenças como a anemia e ainda atrapalha o rendimento esportivo; Ouro - Nenhum estudo comprovou que o ouro tenha qualquer efeito sobre o corpo e suas reações químicas. Rodrigo lembra que antigamente usava-se sais de ouro no tratamento de artrite reumatoide, mas que a falta de resultados fez com que a prática fosse abandonada. Hoje em dia, há também o uso do ouro em alguns medicamentos experimentais contra o câncer, mas novamente, "sem nenhuma comprovação até o momento".

O nutricionista avalia que, pela pouca quantidade de estudos, não há como cravar se o consumo do ouro faz bem ou mal, nem se atrapalha a absorção das proteínas da carne, por exemplo. Por isso mesmo, ele sugere cautela. - A gente não tem dados para recomendar ou não o consumo - avisa.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CarneOuroRonaldo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp