01/11/2022 às 07h11min - Atualizada em 01/11/2022 às 07h11min
Presidente chama ministros do STF no Alvorada para negociar pronunciamento
Magistrados viram com receio o convite de Bolsonaro e concordaram com o encontro, somente após o pronunciamento
Levy Guimarães
O TEMPO
Presidente da República - Foto: Evaristo Sá / AFP O presidente Jair Bolsonaro (PL) convidou, nesta terça-feira (1), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para uma reunião no Palácio da Alvorada, onde continua recolhido ao longo do dia. Bolsonaro expressaria aos ministros sua posição a respeito das eleições, com possíveis críticas à atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vista por ele como tendenciosa a favor do agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, o presidente também confirmaria que não pretende contestar o resultado da apuração.
A intenção era que, depois dessa reunião, Bolsonaro fizesse um pronunciamento. Já faz mais de 40 horas que ele não se posiciona a respeito de sua derrota para Lula, no segundo turno, no domingo (31). Porém, os ministros do STF viram com receio o convite de Bolsonaro e indicaram que só aceitariam se reunir com o chefe do Executivo caso ele fizesse um pronunciamento antes, reconhecendo o resultado da eleição. Seria uma forma, também, de arrefecer os bloqueios de estradas por caminhoneiros.
Além disso, Bolsonaro estaria convocando aliados, como os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia), além de lideranças de seu partido e sua base parlamentar, para preparar um pronunciamento sobre as eleições. Apesar de não haver confirmação por parte da Secom, há uma expectativa de que ainda nesta terça, o presidente se manifeste a respeito de sua derrota.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, está no Palácio da Alvorada com o presidente na tarde desta terça, outros ministros próximos a Bolsonaro, como Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), estão desde cedo no local.
#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #NegociaçãoStfAntesDoPronunciamento