22/05/2022 às 10h08min - Atualizada em 22/05/2022 às 10h08min
Bicicleta de vinhos faz sucesso na serra catarinense
Flávia aproveitou a onda de frio para abrir a Wine Bike Vinho & Vida
Sofia Mayer
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/05/21/moradora-de-urubici-aproveita-onda-de-frio-e-faz-sucesso-com-bicicleta-de-vinhos.ghtml
Flávia faz sucesso com 'bicicleta de vinhos' em Urubici - Foto: Arquivo pessoal O frio intenso tem levado turistas à Serra catarinense e impulsionando novos negócios na região. Em Urupema, a sommelier Flávia Roberta de Souza, de 37 anos, passa o dia vendendo vinhos em uma bicicleta personalizada e viu a clientela aumentar nesta semana, marcada pelas temperaturas negativas. No amanhecer deste sábado (21), a cidade registrou -4,5°C, segundo a Epagri/Ciram."Na terça-feira, dia em que nevou trabalhei, das 11h às 23h na praça, atendendo os turistas e esperando a neve", revela a empresária.
Flávia, que está na fase final do curso de Enologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), conta que a ideia da Wine Bike (bicicleta de vinho, em inglês) surgiu em 2016, mas só se concretizou em abril deste ano. A ideia foi inspirada nos carrinhos de sorvete que passam na praia. "Eu adaptei as bicicletas para ficar uma coisa mais charmosa, mais bonita. As pessoas adoram. Elas vêm, tiram foto em cima da bike", conta.
A Wine Bike Vinho & Vida, como o projeto foi chamado, trabalha com vinhos em garrafa e em taça, com possibilidade de refil. Segundo Flávia, enquanto a primeira dose tem um valor cheio, a segunda entra no preço diferenciado. O copo pode ser levado para casa, como uma lembrança da Serra catarinense.
Flávia conta que a proposta da bicicleta de vinhos é tornar a bebida acessível para todos. Por isso, ela só trabalha com vinhos brasileiros, e se estabelece em locais públicos e democráticos, como praças. "O cliente pode optar por degustar apenas uma taça ou uma garrafa com valores acessíveis", completa.
Quando começou o curso de Viticultura e Enologia, em 2019, em Urupema, a empreendedora percebeu o potencial da cidade no ramo das bebidas e decidiu apostar nela. "Também foi uma necessidade minha aqui quando cheguei. Eu queria comprar vinho na cidade mais fria do Brasil e não encontrava, então pensei que aqui seria o lugar certo para iniciar meu negócio e, desde então, venho me planejando com o Projeto da Wine Bike", conta.
Sommelier de formação, ela garante que todos os vinhos são previamente provados e aprovados por ela.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#WineBikeBicicletaVinhos