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15/02/2022 às 23h00min - Atualizada em 15/02/2022 às 23h00min

Botão de pânico da PMSC salva vítima de violência doméstica

O autor foi preso após ter se deslocado até a residência da vítima, infringindo a decisão judicial que deferiu MPU

PMSC
https://www.pm.sc.gov.br/noticias/vitima-aciona-botao-do-panico-e-autor-e-preso-em-flagrante
Imagem: Divulgação PMSC
Em janeiro, um homem foi preso em Videira - SC, após descumprir uma medida protetiva de urgência. O descumprimento ocorreu após o autor ter se deslocado até a residência da vítima, infringindo a decisão judicial que deferiu o MPU. A prisão ocorreu logo após a vítima, que estava sendo acompanhada pelo Programa da Rede Catarina, ter acionado o botão do pânico.

Segundo o Comandante da Polícia Militar de Videira, 1º Tenente PM Luis Henrique Almeida, o botão do pânico é uma ferramenta colocada à disposição das mulheres que estão sendo acompanhadas pelo programa Rede Catarina, oferecendo agilidade no acionamento da Polícia Militar pois este gera automaticamente uma ocorrência na central de emergência, que a partir do georreferenciamento do celular da vítima, a viatura policial mais próxima é empenhada na ocorrência.

O botão do pânico é disponibilizado para mulheres após registro do boletim de ocorrência por violência doméstica, onde solicitam uma medida protetiva. A Rede Catarina recebe a medida e disponibiliza através do aplicativo oficial da Polícia Militar de Santa Catarina PMSC Cidadão o botão do pânico, onde a vítima em situação de emergência aciona a Polícia Militar. A ocorrência é gerada automaticamente, sendo encaminhado a guarnição policial mais próxima para atender o descumprimento de medida protetiva de urgência. Ressaltamos que essa é mais uma medida da Polícia Militar, visando prestar um atendimento de qualidade à nossa comunidade.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) reforça que o PMSC Cidadão está disponível para download e é uma ferramenta importante contra o COVID-19 e a serviço da segurança pública. Por meio do App, que pode ser baixado gratuitamente, o usuário pode enviar vídeos, fotos e áudios, que o ajudarão quando for preciso acionar a PMSC, sem necessidade de ligar para o 190. O PMSC Cidadão visa também promover, de forma discreta ou anônima, além das denúncias de crimes e contravenções, ações que contrariam as recomendações contra a pandemia de Coronavírus e restrições do Poder Executivo, por meio dos decretos 515 e 521 emitidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Como funciona
O contato emergencial, que antes era somente possível por meio do número 190, agora pode ser feito pelo celular. Com ele, o usuário tem a possibilidade de acionar a PM de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente, o que proporciona maior clareza e agilidade na comunicação dos fatos e também um maior detalhamento da ocorrência para o atendimento policial. Como não é necessário falar com um atendente, o usuário terá apenas que registrar ou enviar os dados para a PM, permitindo assim que pessoas com deficiência auditiva e palatal também possam utilizar o aplicativo sem dificuldade.

O aplicativo não irá substituir totalmente a ligação para o telefone 190. Ele é apenas mais uma ferramenta de apoio ao atendimento de emergência. E quando o cidadão não tiver internet em seu dispositivo móvel, o próprio aplicativo também informa e cria um link direto para uma ligação para o número 190.

Qualquer versão de Android ou iOS
Para utilizar os serviços é necessário ter um dispositivo móvel com sistema operacional Android ou IOS, com tecnologia de dados móveis ou Wi-Fi e GPS. É preciso também realizar um cadastro prévio e aceitar a política de privacidade e segurança da informação. Esse cadastro requer foto, CPF, nome, data de nascimento, e-mail, telefone, endereço, além de outros dados complementares.

Todos os dados enviados serão mantidos em sigilo e serão usados apenas pela Polícia Militar, para o atendimento e proteção ao cidadão. Para um melhor atendimento, o cidadão deve manter sempre o seu número de telefone e dados cadastrais atualizados, pois se houver necessidade, uma equipe da PM entrará em contato pelo telefone cadastrado para atender o usuário em sua necessidade.

Não perca tempo! Baixe o aplicativo!

Para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sc.pm.pmsccidadao

Para IOS: https://apps.apple.com/br/app/pmsc-cidad%C3%A3o/id1481519067

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