10/02/2022 às 00h01min - Atualizada em 10/02/2022 às 00h01min
Você apoia a liberdade de expressão irrestrita nas redes sociais?
Bom dia, Rio dos Cedros!
Don Carlos Leal
https://www.otempo.com.br/brasil/apologia-ou-liberdade-de-expressao-fala-de-monark-sobre-nazismo-divide-opinioes-1.2609566
Foto: Reprodução/Youtube Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
DIA DO ATLETA PROFISSIONAL E DAS LEGUMINOSAS
Bom dia, Rio dos Cedros!
Você apoia a liberdade de expressão irrestrita nas redes sociais?
O episódio da declaração do podcaster Monark no Flow reacende a polêmica sobre a liberdade de expressão nas redes sociais? Você apoia:
A CENSURA ETÁRIA NOS ACESSOS
A REGULAMENTAÇÃO NAS REDES
A LIBERDADE IRRESTRITA NOS POSTS
RESPONSABILIZAÇÃO CRIMINAL
‘’A defesa feita pelo apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, de que nazistas deveriam ter o direito de ter um partido e que antijudeus deveriam ter o direito de ser antijudeus, gerou interpretações distintas no meio jurídico. O apresentador foi desligado do canal. Parte dos especialistas em direito considera que a fala de Monark pode ser considerada apologia ao crime ou mesmo crime de racismo. Mas, outra parcela considera que a fala dele está protegida pela liberdade de expressão, argumentando que defender o direito de dizer algo é diferente de fazer apologia ao crime. A declaração de Monark foi dada durante entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB) ao podcast "Flow" nesta segunda-feira (7). ''Se o cara quiser ser antijudeu, eu acho que ele deveria ter o direito de ser", também declarou Monark. As declarações repercutiram na comunidade judaica brasileira. A Conib (Confederação Israelita do Brasil) condenou a declaração e disse que o nazismo é a maior evidência histórica das consequências do discurso de ódio para a humanidade. O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera 'inferiores'. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias. Kim Kataguiri também está sendo alvo de críticas nas redes sociais. No programa, ao ser questionado por Tabata se achava errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo, o deputado respondeu que sim. De acordo como artigo 20 da Lei 7.716, de 1989, é crime "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa, que aumenta para dois a cinco anos, quando praticado por intermédio de meios de comunicação ou publicações''. E você, apoia a liberdade de expressão irrestrita nas redes sociais?
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#ApologiaOuLiberdadeDeExpressão