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18/08/2021 às 23h00min - Atualizada em 18/08/2021 às 23h00min

Encontro de influenciadores busca maneiras de transformar as redes sociais em um ambiente menos tóxico

O workshop aborda temas como combate à desinformação, segurança e privacidade, trolls e ataques, comunicação não violenta e discurso de ódio

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/08/14/workshop-discute-com-influenciadores-maneiras-transformar-as-redes-sociais-em-ambiente-menos-toxico.ghtml
Workshop busca maneiras de transformar as redes sociais num ambiente menos tóxico e com mais informação de confiança — Foto: Redes Cordiais/Divulgação
Discutir e compreender maneiras de transformar as redes sociais num ambiente menos tóxico e com mais informação de confiança. Essa é a proposta do workshop que o Projeto Redes Sociais promoveu nos dias 16 e 18 de agosto, com a participação de influenciadores que lidam com temáticas relacionadas à Amazônia.

O evento, que aconteceu apenas para convidados e de maneira online via plataforma Zoom, busca oferecer uma experiência que envolva conteúdo de qualidade, troca de experiências e reflexões, por meio da abordagem de temas como: combate à desinformação, segurança e privacidade, trolls e ataques, comunicação não violenta e discurso de ódio.

Seguindo a premissa de estimular o diálogo e o entendimento mútuo sem obrigação de consenso, o workshop contou com uma lista de convidados diversa. Entre os influenciadores participantes estão: Alexandre Saraiva, delegado da Polícia Federal e ex-superintendente regional na Amazônia legal; Angela Mendes, militante socioambiental e coordenadora do Comitê Chico Mendes; Caetano Scananvino Filho, empreendedor social e coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria; Cristian Wari’u, indígena xavante criador do canal do YouTube Wariu; Gustavo Faleiros, editor da Rainforest Investigation Network (RIN), do Pulitzer Center; Juliana Lopes, gerente de engajamento da WWF; Joyce Cursino, empreendedora social e idealizadora do Telas em Movimento - Festival das Periferias da Amazônia; Laila Zaid, escritora e educadora; Leila Borari, indígena do povo Borari de Alter do Chão e ativista socioambiental; Marina Silva, historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política; Marcelo Cwener, economista e co fundador do Instituto Aquífero Alter do Chão; Paulina Chamorro, jornalista e criadora do podcast Vozes do Planeta; Roberto Kaz, jornalista e coordenador do perfil Gabinete dos Bichos, no Twitter; Txai Suruí, ativista do povo Paiter Suruí e fundadora do movimento Juventude Indígena de Rondônia.

“Buscamos engajá-los na luta contra a desinformação e na construção de um ambiente digital mais saudável. Isso permite aos participantes não apenas aprenderem a identificar fake news e o discurso de ódio nas redes, mas exercer seu papel para a construção de um debate público saudável, democrático e não-violento no Brasil”, explica Clara Becker, cofundadora do Redes Cordiais.

Clara lembra que as vozes dos participantes dos workshops têm um impacto significativo, o que exige o reconhecimento da responsabilidade pela comunicação que realizam. A formação contribui também para a imagem pública de cada influenciador, reforçando sua relevância junto ao público e a marcas.

Com uma abordagem multidisciplinar, o Redes Cordiais difunde a educação midiática ancorada em três pilares: combate à desinformação, comunicação não-violenta e qualificação do diálogo. A metodologia foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e o especialista em comunicação não-violenta Dominic Barter.

Mais de 150 influenciadores já participaram de workshops promovidos no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte e Salvador, entre eles as atrizes Paolla Oliveira, Dira Paes e Cris Vianna, a deputada Érica Malunguinho (primeira pessoa trans eleita para a Assembleia Legislativa de São Paulo, pelo PSOL-SP), o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), os deputados Thiago Mitraud (Novo-MG) e Paulo Ganime (Novo-RJ), o ativista René Silva e a jornalista Ana Paula Padrão. Juntos, esses influenciadores alcançam mais de 100 milhões de seguidores.

Criado em 2018, o projeto Redes Cordiais treina influenciadores digitais, lideranças, comunicadores e formadores de opinião no combate às fake news e aos discursos de ódio na internet.

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