MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
17/01/2021 às 07h41min - Atualizada em 17/01/2021 às 07h41min

Enem realiza neste domingo maior prova do país no pior momento da pandemia.

https://g1.globo.com/educacao/enem/2020/noticia/2021/01/17/enem - realiza
https://g1.globo.com/educacao/enem/2020/noticia/2021/01/17/enem-realiza-neste-domingo-maior-prova-do-pais-no-pior-momento-da-pandemia.ghtml
REPRODUÇÃO
Enem realiza neste domingo maior prova do país no pior momento da pandemia. Até as 20h de sábado, 13 estados registram alta de casos de coronavírus. Eles somam 3,1 milhões de candidatos inscritos, 54,25% do total.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa neste domingo (17) para 5,78 milhões de candidatos confirmados, em meio à alta no número de casos de coronavírus. Mas, no Amazonas, mais de 160 mil candidatos farão a prova em 23 e 24 de fevereiro. A decisão é da Justiça, medida tomada para conter o caos no sistema de saúde do estado, que enfrenta hospitais lotados e até falta de oxigênio.

Até as 20h deste sábado (16), treze estados registravam alta nas mortes: AL, AM, GO, MG, MT, PE, PI, RJ, RN, RR, SE, SP e TO. Eles têm 3,1 milhões de inscritos no Enem 2020 – 54,25% do total.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies). Candidatos ouvidos pelo G1 dizem estar pressionados entre o sonho de ter uma graduação e o risco de se contaminar.

Entre o diploma e a pandemia: candidatos ao Enem 2020 contam que Covid virou pressão extra. A aplicação do Enem tem sido alvo de disputas judiciais, devido à pandemia. A prova, prevista originalmente para novembro de 2020, foi adiada para janeiro deste ano – mesmo após enquete com participantes indicar o mês de maio de 2021 como a opção mais votada pelos estudantes. Segundo o governo, a prova em maio atrasaria o cronograma de outros programas de ingresso no ensino superior.

A Defensoria Pública da União e entidades estudantis haviam pedido o adiamento da prova em todo o país, alegando risco à saúde da população devido ao deslocamento e aglomeração de alunos em salas de prova. O pedido foi negado. A decisão afirmava que em locais onde haveria necessidade de restringir a circulação de pessoas, as autoridades locais poderiam impedir o Enem.

A Justiça do AM determinou a suspensão das provas no estado. Um decreto do governo confirmou a restrição. As Defensorias Públicas do Rio, Mato Grosso e Paraná também pediram a suspensão do exame, mas até o momento, só AM teve data remarcada.

Adiada no AM: Inep anuncia que Amazonas fará o Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro
Ji-Paraná (RO): prefeitura suspendeu, mas voltou atrás
Mantida em MG: Justiça nega pedido do MPF para adiamento do Enem em MG
Mantida no PR: Justiça nega pedido de suspensão do Enem no Paraná

O Enem tem uma data oficial de reaplicação (23 e 24 de fevereiro) para atender candidatos que possam ter problemas de infraestrutura, como falta de luz, por exemplo. A prova é montada com questões diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. Nesta edição, o benefício foi estendido a quem tiver diagnóstico confirmado de Covid. Estas são as mesmas datas do Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#EnemRealizaNesteDomingoMaiorProvaDoPaísNoPiorMomentoDaPandemia

https://g1.globo.com/educacao/enem/2020/noticia/2021/01/17/enem-realiza-neste-domingo-maior-prova-do-pais-no-pior-momento-da-pandemia.ghtml

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp