MENU

Após celulose, ministro vê frutas, café e carne excluídos do tarifaço

Segundo Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, os EUA devem aumentar lista de exceções do tarifaço após julgamento do STF

Alice Groth / Fabio Serapiao / Natália André / Don Carlos Leal
11/09/2025 14h57 - Atualizado há 5 horas
Após celulose, ministro vê frutas, café e carne excluídos do tarifaço
Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. - Foto: Breno Esaki / Reprodução

Brasília (DF) - O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou, nesta quinta-feira (11/9), que o tarifaço comercial imposto pelos Estados Unidos deve recuar para mais produtos brasileiros depois que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, réus por envolvimento em uma suposta trama golpista, ser finalizado no Supremo Tribunal Federal (STF).

O governo de Donald Trump decidiu excluir a celulose do Brasil da lista de produtos submetidos à tarifa de exportação. A decisão foi publicada em ordem executiva assinada na sexta-feira (5/9).

“Ontem, mais um produto foi excepcionado também, que é a celulose brasileira. E eu acho que, em breve, acabado o julgamento, eles vão excepcionar as frutas, o café e a carne, porque os Estados Unidos não conseguem viver sem esses produtos”, declarou Teixeira em entrevista ao programa Acorda Metrópoles nesta quinta.

O ministro avalia que a atitude de Trump de impor um tarifaço ao Brasil tem relação direta com o julgamento de Bolsonaro no Supremo, mas acredita que o presidente norte-americano deve recuar, já que a pressão não parece ter surtido efeito na Corte. Segundo ele, isso prejudica a economia do país.

As exportações brasileiras para os EUA caíram 18,5% em agosto, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“O Judiciário brasileiro é livre nas suas decisões, ninguém interfere nas decisões. E eu acho que o sinal que o Trump queria dar para a extrema direita brasileira ele já deu. Daí para a frente, ele vai prejudicar ainda mais a economia americana”, avaliou Teixeira.

De acordo com ele, o julgamento de Bolsonaro é correto e “incapaz de ser questionado” por líderes mundiais, como pretende o presidente dos EUA. “Mas eu creio que ele está fazendo isso para a economia interna e para alimentar sua relações com a extrema direita mundial”, destacou.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ApósCeluloseFrutasCaféECarneExcluídosDoTarifaço


FONTE: METRÓPOLES
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp