Em meio às investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) foram incluídos em requerimentos que solicitam seus depoimentos à comissão. Os pedidos foram protocolados no sábado (23), pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que aponta indícios de irregularidades iniciadas nas gestões anteriores.
Segundo Damares, há suspeitas de que o esquema de descontos ilegais em aposentadorias tenha começado nos primeiros mandatos de Lula e se estendido pelos governos de Dilma e Temer. A parlamentar defende que é necessário investigar possíveis ações, omissões e políticas adotadas pelo Executivo federal que possam ter contribuído para a continuidade das fraudes no sistema previdenciário.
“Entendemos que há interesse do próprio presidente Lula, pelo princípio da transparência na gestão da coisa pública, de esclarecer esses desvios de recursos do INSS, que já vinham ocorrendo nos seus dois governos anteriores”, afirmou a senadora.
Os requerimentos ainda serão submetidos à votação pelos membros da CPMI. Caso sejam aprovados, os ex-presidentes não serão obrigados a comparecer, já que se trata de convite — e não de convocação formal.
A CPMI foi instalada para apurar denúncias de fraudes praticadas por entidades associativas contra beneficiários do INSS. A comissão é presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), e o relator é o deputado Alfredo Gaspar (União-AL)2.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CPMIQuerLulaDilmaETemer