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Mais de 20 mil clientes de energia elétrica em SC foram cobrados indevidamente; entenda

Valores que somam R$ 770 mil são referentes a cobrança de um serviço terceirizado. Segundo a Celesc, identificação ocorreu após o número de clientes adeptos aumentar repentinamente

Juan Todescatt / Don Carlos Leal
05/06/2025 12h27 - Atualizado há 1 dia
Mais de 20 mil clientes de energia elétrica em SC foram cobrados indevidamente; entenda
A mãe da manicure Crislaine Silvestre foi uma das pessoas que tiveram a cobrança na conta da Celesc. - Foto: Reprodução

As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) identificaram que cerca de 22 mil clientes foram cobrados indevidamente por um serviço terceirizado, em valores que somam R$ 770 mil, na conta de luz de maio. A identificação ocorreu após o número de clientes adeptos, que era de apenas 200 no início do ano, aumentar repentinamente. Conforme a companhia, cerca de 15 mil foram afetados em Balneário Camboriú, cinco mil em Itajaí e dois mil em Florianópolis.

Na fatura, a cobrança extra de R$ 35 aparece como 'Serviço Terceirizado Q19', e a empresa Saúde Card Sul, que oferece cartão de desconto em atendimentos em saúde, seria a responsável por ela.

A NSC TV tentou contato por telefone e mensagem, durante dois dias seguidos, com a Saúde Card Sul, mas não teve retorno. Em nota, a empresa afirmou que está sendo alvo de falsas acusações de fraude no sistema de descontos em faturas de energia elétrica (veja íntegra abaixo).

A Celesc reconhece que a empresa tinha convênio para fazer esse tipo de cobrança, desde que autorizada pelos clientes, com CPF e assinatura, ou gravação de voz.

A mãe da manicure Crislaine Silvestre foi uma das pessoas que tiveram a cobrança na conta. Ela afirma que a família não havia autorizado a tarifa e que desconhecia o serviço.

Ela disse que não conseguiu contato com o Saúde Card Sul. "A gente nunca autorizou, então, a gente achou bem estranho e bem ruim. Como que vai cobrar uma coisa que a gente não sabe nem do que se trata?", questiona.
Segundo o gerente regional da Celesc em Itajaí, Pedro Paulo Molleri, o aumento começou a ser observado após a empresa ser vendida em janeiro.

"A partir disso, a gente começou a observar esse número crescente de descontos das faturas de energia, que chegam a R$ 22 mil. No que cabe à Celesc, a gente tomou todas as medidas: cancelou o contrato, vai fazer a devolução, fizemos um BO. A nossa área jurídica vai acompanhar esse processo", esclareceu.

Ele orienta que, caso os clientes fiquem em dúvida em relação a descontos presentes na fatura, entrem em contato com os canais de atendimento da Celesc.

O que diz a Saúde Card Sul
A SAÚDE CARD SUL vem a público se manifestar sobre falsas acusações que estão lhe sendo imputadas através de redes sociais acusando a empresa de fraude no sistema de descontos em faturas de energia elétrica sem a devida autorização de consumidores.

A nossa Empresa SAÚDE CARD SUL, atua no ramo de vendas de convênios de saúde há mais de 08 anos, sem nunca ter tido qualquer reclamação. Declaramos que sempre atendemos a legislação consumerista e aos critérios específicos da Celesc ao se conveniar nessa modalidade de cobrança, bem como possuímos toda a documentação pertinente para provar nossa licitude empresarial.

Trabalhando sob a égide da transparência e contando com a indicação de idoneidade por gestores da própria Agência de energia, informamos que os devidos procedimentos legais estão sendo tomados a fim de esclarecer qualquer fato maledicente a nossa Empresa imputado. Sempre primando pela oferta dos melhores serviços e benefícios a nossos conveniados, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos adicionais

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FONTE: G1/sc
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