Ah a puberdade. Período de intensas mudanças e para as meninas a transformação é ainda mais marcante com a chegada da menarca, que tecnicamente se refere a primeira menstruação. Pensando em criar uma atmosfera acolhedora e elucidar o grande acontecimento, a autora Vivian Bettin Victor transformou o diálogo que teve com a sua filha sobre o tema na obra ‘Margarida e o Jardim Florido’.
“Para as crianças, a história traz aconchego. Margarida habita o imaginário da minha filha Helena desde que ela tinha 3 anos. Utilizei a mesma personagem para explicar a ela, quando ficou menstruada pela primeira vez aos 11 anos, que menstruar não é um fardo mas sim uma experiência natural e sagrada ao mesmo tempo”, explica a escritora do livro (foto abaixo).
Embora possa inspirar muitas conversas, Margarida e o Jardim Florido foi classificado por profissionais da psicologia como um livro “sem idade”, e que pode ser lido para crianças a partir de 4 anos. Suas páginas possuem imagens metafóricas que podem ser adaptadas a faixa-etária da criança e ser contada de diferentes formas.
Ao servir de inspiração para o diálogo elucidativo entre pais e filhas, o livro serve de pontapé inicial não só para falar da chegada da menstruação, mas também para conversar sobre ciclos femininos, a puberdade, o processo de infância, adolescência e juventude, além da conversa saudável sobre a sexualidade. “Muitas mulheres ainda estão presas às ideias que foram incutidas na educação e vêem a menstruação como um fardo, uma maldição, sentem raiva e tem nojo”, conclui Vivian.
Mais Informações - https://bit.ly/3klWheV