O novo papa da Igreja Católica foi eleito nesta quinta-feira (8). Fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina para indicar que os cardeais chegaram a um consenso no conclave para escolher o sucessor de Francisco. Isso acontece no segundo dia da votação secreta dos cardeais. Os sinos da Basílica de São Pedro estão tocando para dar as boas-vindas à notícia da eleição de um novo papa.
O novo papa da Igreja Católica foi eleito nesta quinta-feira (8). Robert Francis Prevost, de 69 anos, nascido nos Estados Unidos, é conhecido como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação missionária no Peru durante os anos 80. Essa experiência lhe conferiu fluência em espanhol e um profundo entendimento da Igreja na América Latina, fazendo dele um potencial representante das Américas como um todo.
O papa Leão XIV deu início aos compromissos oficiais do pontificado nesta sexta-feira (9) com a celebração da primeira missa como líder da Igreja Católica. Na cerimônia, que ocorre na Capela Sistina ao lado dos cardeais que participaram do conclave que o elegeu, o pontífice disse esperar que a Igreja e seu pontificado se tornem um "farol que ilumina as noites do mundo".
"Deus me confiou este tesouro para que, com a sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo", afirmou em sua primeira homilia.
Robert Francis Prevost, que escolheu o nome Leão XIV ao assumir o cargo, realizou a celebração de forma restrita, sem a presença do público. No entanto, a missa foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Vaticano.
Citando São Pedro e o seu antecessor, o papa Francisco, o novo pontífice disse que conta com cada um dos cardeais para realizar a missão. "O Senhor me chamou para carregar essa cruz e realizar essa missão, e sei que posso contar com cada um de vocês para caminhar comigo, continuamos como Igreja, como uma comunidade de amigos de Jesus, como fiéis para anunciar a Boa Nova, para anunciar o Evangelho", disse.
Leão XIV lamentou que, ainda hoje, a fé seja preterida por "poder ou prazer". "Há muitos cenários em que a fé cristã é considerada absurda, destinada aos fracos e ignorantes. Cenários onde outras garantias são preferidas, como tecnologia, dinheiro, sucesso, poder ou prazer", afirmou.
#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #NovoPapaEleitoRobertPrevost