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Em quais situações devo acionar os serviços de ambulância do SAMU, 192?

O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e 07 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada

Don Carlos Leal
17/01/2025 02h20 - Atualizado há 5 dias
Em quais situações devo acionar os serviços de ambulância do SAMU, 192?
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. - Imagem: Reprodução
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências. O atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência é caracterizado pela busca precoce da vítima após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica.

Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e/ou transporte adequado.

O serviço é gratuito, acessado pelo número "192", funciona 24 horas por dia e 07 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências. Por isso o SAMU 192 tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências.

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e mível. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.

Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. As ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.

A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

QUANDO CHAMAR: na ocorrência de problemas cardio-respiratórios; Intoxicação exógena e envenenament0; Que1maduras graves; Na ocorrência de maus trat0s; Trabalhos de parto em que haja risco de m0rte da mãe ou do feto; Em tentativas de suicídi0; Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbit0; Quando houver ac1dentes/traum4s com vít1mas; Afogament0s; Ch0que elétrico; Ac1dentes com produtos perigos0s; Suspeita de Infart0 ou AVC; Agressão por arm4 de fog0 ou arm4 branca; Soterrament0, Desabament0; Crises Convulsivas; Transferência inter-hospitalar de d0entes graves; Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de m0rte, sequela ou sofrimento intenso.

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FONTE: GOV BR
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