12/01/2025 às 17h12min - Atualizada em 12/01/2025 às 17h12min
Vaticano decidiu permitir que homens gays entrem no seminário?
Segundo um jornal, a imprensa brasileira repercutiu interpretação equivocada de um documento elaborado pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) sobre a ordenação de padres da Igreja Católica no país
Redação SBT / Redação GDP: Marcio Antonio Campos / Denise Drechsel / DRC: Don CarlosLeal
SBT NEWS / GAZETA DO POVO
Cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana disse que o texto segue orientações anteriores do Vaticano. - Foto: EFE / EPA / Giuseppe Lami / Reprodução Enquanto a grande maioria da imprensa brasileira repercutiu na sexta-feira (10), que uma autoridade da Igreja Católica aprovou regra em vigor na Itália que permite que homossexua1s estudem para se tornar padres, desde que mantenham celibato, o jornal Gazeta do Povo publicou matéria no dia seguinte que a informação é falsa. Segundo o veículo de imprensa, o documento se limita a repetir orientações dadas pela Igreja, inclusive durante o pontificado do papa Francisco.
O que foi publicado pela grande maioria dos jornais:
O Vaticano divulgou novas regras afirmando que homens gays não podem ser rejeitados nos seminários apenas por sua orientação s3xual, mas devem, como os demais, manter o celibato. A orientação é que os dirigentes considerem a homossexualidade apenas como um aspecto da personalidade do candidato a padre.
A regra não muda o entendimento da Igreja Católica de que "tendências homossexua1s" são uma "desordem", mas deixa de colocar a orientação s3xual como um critério eliminatório para os seminaristas. As regras, adotadas na Conferência de Bispos da Itália e aprovadas pelo Vaticano, entraram em vigor esta semana e devem valer por três anos em período de teste.
Ao jornal The New York Times, o reverendo James Martin, que defende que Igreja Católica acolha a população LGBTQI+, disse que, em sua leitura, a regra mostra que "se um homem gay é capaz de levar uma vida emocional saudável, casta e celibatária, ele pode ser admitido no seminário".
O que foi publicado pela Gazeta do Povo:
A imprensa brasileira repercutiu, nesta sexta-feira (10), uma interpretação equivocada de um documento elaborado pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) sobre a ordenação de padres da Igreja Católica no país. Após a publicação do documento Orientações e normas para os seminários, alguns meios de comunicação italianos afirmaram que a CEI tinha “aberto o seminário aos gays”, desde que se abstenham de relações sexuais. No Brasil, jornais chegaram a afirmar que o próprio Vaticano haveria feito isso. A informação, no entanto, é falsa: o documento se limita a repetir orientações dadas pela Igreja, inclusive durante o pontificado do papa Francisco.
O texto Orientações e normas para os seminários foi aprovado em novembro de 2023, na assembleia geral da CEI; o decreto do Dicastério para o Clero (o órgão do Vaticano encarregado das regras sobre a atividade dos sacerdotes) foi assinado em 8 de dezembro do ano passado; a promulgação por parte do presidente da CEI, cardeal Matteo Zuppi, ocorreu no dia 1.º de janeiro; e o texto foi publicado on-line pela CEI dias atrás. O item que está sendo alvo de fake news é o 44, dentro do capítulo sobre “o itinerário formativo” dos seminaristas.
Em maio do ano passado, o Papa Francisco chegou a pedir desculpas publicamente por uma fala homofób1ca. Ao recomendar que os bispos não acolhessem pessoas homossexua1s nos seminários, Francisco havia dito que já havia 'b1ch1ce' demais na igreja".
Na ocasião, o Papa havia reafirmado a proibição para homens gays entrassem em seminários e fossem ordenados padres. O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que "o papa nunca teve a intenção de ofender ou de se expressar em termos homofóbicos".
Em julho de 2013, em visita ao Brasil, o Papa reafirmou que o casamento entre pessoas do mesmo sex0 é um ato pecaminoso, mas ponderou que, "se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para julgá-la."
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #PadresGays