29/12/2024 às 20h08min - Atualizada em 29/12/2024 às 20h08min
Lula lamenta morte de Jimmy Carter e exalta busca de ex-presidente pela paz
Pelas redes sociais, petista destacou atuação de americano durante ditadura brasileira e na promoção de direitos humanos. Ex-presidente dos EUA morreu neste domingo aos 100 anos
Redação G1 / Don CarlosLeal
G1
O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter em 2012. - Foto: Amr Abdallah Dalsh / Reuters / Reprodução O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste domingo (29) a morte do ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e exaltou a atuação do americano na busca pela paz e na promoção dos direitos humanos. Carter morreu neste domingo aos 100 anos em sua casa, em Plains, Geórgia, a mesma cidade onde nasceu. Ele presidiu os EUA entre 1977 e 1981.
“Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento”, escreveu Lula nas redes sociais.
O presidente destacou a pressão do ex-presidente americano pela liberação de presos políticos durante a ditadura brasileira e sua luta na erradicação de doenças na América Latina e na África.
"Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz".
Lula ainda ressaltou as críticas de Carter ao uso de drones em conflitos e lembrou do trabalho do americano junto ao Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda humanitária ao Haiti.
"Meus sentimentos aos seus familiares, amigos, correligionários e compatriotas nesse momento de despedida".
#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #MorreJimmyCarter