03/12/2024 às 06h34min - Atualizada em 03/12/2024 às 06h34min
PIB cresceu 0,9% no terceiro trimestre, diz IBGE
Apesar da perda de ritmo, o dado do terceiro trimestre veio ligeiramente acima do esperado
Fernando Jasper / DonCarlos Leal
GAZETA DO POVO
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre em relação aos três meses imediatamente anteriores. - Foto: Sebastião Moreira / EFE / Reprodução O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre em relação aos três meses imediatamente anteriores. O resultado, informado nesta terça-feira (3) pelo IBGE, confirma a desaceleração esperada por boa parte dos economistas – o PIB tinha avançado 1,1% no primeiro trimestre e 1,4% no segundo. Apesar da perda de ritmo, o dado do terceiro trimestre veio ligeiramente acima do esperado. A mediana das expectativas de economistas de bancos, corretoras e consultorias era de 0,8%, segundo levantamento do Valor. O governo federal projetava alta de 0,7%.
De acordo com o IBGE, o avanço foi puxado pelo setor de serviços, cujo PIB subiu 0,9% em relação ao segundo trimestre, e pela indústria (0,6%). A agropecuária, enquanto isso, recuou 0,9%.
Do ponto de vista da demanda, cresceram o consumo das famílias (1,5%), o consumo do governo (0,8%) e o investimento produtivo, medido pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que avançou 2,1%.
No setor externo, as exportações de bens e serviços diminuíram 0,6%. Por outro lado, as importações cresceram 1%.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #AumentoPIBBrasileiro