01/08/2024 às 11h52min - Atualizada em 01/08/2024 às 11h52min
É Hoje: Rebeca Andrade x Simone Biles nas Olimpíadas de Paris
Quais as chances de a brasileira superar a rival na final da ginástica?
Guilherme Sacco / Don Carlos Leal
ESPN
Rebeca Andrade e Simone Biles durante as finais por equipe da ginástica feminina. - Imagem: Arte ESPN via Getty Images / Reprodução Nesta quinta-feira (1), Rebeca Andrade e Simone Biles farão um duelo que promete entrar para a história das Olimpíadas na final do individual geral da ginástica artística em Paris, a partir das 13:15 (de Brasília). As duas maiores ginastas da atualidade irão competir para ver quem é mais completa e são as grandes favoritas da prova. Mas qual é a chance de Rebeca vencer aquela que é considerada a maior ginasta de todos os tempos?
Simone Biles é a grande favorita ao ouro em toda competição que disputa. Desde que seu reinado começou em 2013, inclusive, a americana nunca se sentiu ameaçada. Até o surgimento de Rebeca Andrade em Tóquio-2020. No Japão, a brasileira levou o ouro no salto, mas Biles não estava presente por estar lidando com questões de saúde mental.
Ainda assim, o ouro foi um recado de Rebeca que havia uma nova concorrente no quadro. Desde que Simone se recuperou, as duas travam duelos memoráveis e na Bercy Arena não deve ser diferente. No entanto, a norte-americana leva vantagem, ao menos na prévia.
Simone Biles é extremamente completa
O que mais aponta o favoritismo para a americana é o fato de que ela é espetacular em todos os aparelhos da ginástica: barras assimétricas, trave, solo e salto. Na fase de classificação, Simone teve um total de 59.566, quase dois pontos à frente de Rebeca.
O que mais impressiona é que sua pior nota veio nas barras assimétricas, com um 14.433. Ela também tirou 14.600 no solo, 14.733 na trave e um impressionante 15.800 no salto. Tirando as assimétricas, Biles teria sido a melhor em cada um dos aparelhos na final do individual geral de Tóquio com essas notas.
Na final por equipes de Paris 2024, realizada na última terça-feira (30), Rebeca Andrade superou Simone Biles em dois quesitos: no salto e nas barras assimétricas. As barras são a maior "fraqueza" de Biles e uma boa rotina de Rebeca pode dar essa vantagem para a brasileira.
O salto, porém, tem algumas mudanças. Na final por equipes, ambas atletas só tentaram um único salto. Rebeca tirou 15.100 no seu e Biles ficou com 14.900. No entanto, Biles saltou com os Estados Unidos em vantagem pelo ouro e não usou o seu principal salto, o Biles II, que usou na fase de classificação e lhe rendeu o 15.800, por ser o salto mais difícil da ginástica artística feminina.
No entanto, Rebeca já superou Biles no salto na Copa do Mundo de 2023, quando a brasileira aproveitou um erro da americana e conquistou a medalha de ouro.
É claro que na ginástica tudo pode acontecer. Tanto Rebeca quanto Simone podem errar e acabarem nem pegando pódio. Mas, se tudo correr bem, as duas fazem um duelo particular. Atualmente, a brasileira e a americana estão uma prateleira acima das demais e são as que brigaram pelas duas primeiras medalhas. Para as outras ginastas, resta disputar o bronze.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #RebecaAndradeXSimoneBiles