23/06/2024 às 16h56min - Atualizada em 23/06/2024 às 16h56min
Semana deve marcar a chegada do primeiro inverno rigoroso na região Sul do Brasil
Padrão de semanas de temperatura muito acima da média será quebrado nesta semana com duas incursões de ar frio
Nicolle Reis / Don Carlos Leal
DEFESA CIVIL DE SC
Temporais são esperados a partir da noite de domingo (23). - Foto: Lucas Amorelli / DC / Divulgção Duas massas de ar frio vão atingir o Sul do Brasil nesta semana e a segunda será de maior intensidade, finalmente trazendo um período mais prolongado de marcas invernais que é a condição típica desta época do ano. A segunda incursão de ar frio, a mais forte, será responsável por provocar temperatura muito baixa como ainda não se registrou em 2024.
Ao longo deste domingo, a aproximação de uma frente fria favorece o aumento da nebulosidade na metade sul do estado, onde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, sobretudo nas áreas de divisa com o RS. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais.
Na segunda-feira (24) o avanço de uma frente fria deixa o tempo instável em todas as regiões catarinenses. As instabilidades iniciam pelas áreas de divisa com o RS (Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) já na madrugada e avançam para o restante do estado no decorrer do dia. Há condições favoráveis para temporais com chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos. Os ventos de sul também ganham força e sopram constantes em toda a costa, com rajadas entre 50 e 70 km/h, trazendo risco baixo para ocorrências associadas. As temperaturas sobem pouco em comparação aos dias anteriores e diminuem gradualmente ao longo do dia.
Na terça-feira (25) o tempo continua instável em todo o estado. No decorrer da madrugada e manhã, a chuva persiste no norte catarinense, ainda por influência da frente fria. Ao longo do dia, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece novas instabilidades nas demais regiões, entre o Grande Oeste, sul do estado e Grande Florianópolis. Há condições para temporais isolados com chuva pontualmente intensa nestas áreas. A agitação marítima aumenta, com ondas de sul/sudeste entre 2,0m e 2,5m em toda a costa. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas e marítimas. As temperaturas se mantêm baixas durante todo o dia, trazendo sensação de frio na maioria das regiões.
Entre terça (25) e quarta-feira (26), o processo de formação de uma nova frente fria sobre o RS mantém o tempo instável em SC com pancadas de chuva e temporais isolados intercalados por períodos de melhoria. Em ambos os dias, especialmente na terça (25), as temperaturas devem permanecer baixas à tarde, quando não devem passar dos 10/12°C em várias regiões do estado.
#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #PrevisãoTempoSC