14/06/2024 às 19h09min - Atualizada em 14/06/2024 às 19h09min
Embate entre governo e oposição sobre leilão de arroz continua gerando polêmicas
Deputados debatem necessidade de importação de arroz e suspeitas de fraude em leilão anulado pelo governo federal
Basília Rodrigues / Don Carlos Leal
CNN
Deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Luciano Zucco (PL-RS) apresentaram seus argumentos sobre o tema. - Imagem: Reprodução A compra de arroz pelo governo federal tem gerado polêmica e embate entre governo e oposição. O leilão realizado na última semana para importação de arroz foi anulado devido a suspeitas de fraudes, gerando o pedido de demissão do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Nery Geller.
Críticos da concorrência afirmam que não há necessidade de importar arroz, pois mais de 80% da safra do Rio Grande do Sul já tinham sido colhidas antes mesmo das enchentes. Por outro lado, o ministro Paulo Teixeira defendeu a realização de um novo edital.
Posições divergentes
O deputado Luciano Zucco (PL-RS), autor do pedido de CPI do Arroz, acusa o governo de mentir sobre o aumento de preços e alega envolvimento de empresas suspeitas no leilão. Ele afirma ter dados que comprovam irregularidades e quer convocar autoridades para depor na CPI.
Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) defende a necessidade do leilão para baixar os preços do arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul. Ele nega que o objetivo seja proteger o agronegócio e diz que o governo anulou o leilão após denúncias de irregularidades.
Impasse sobre a CPI
Enquanto Zucco alega que a CPI investigaria os preços e as possíveis fraudes no leilão, Zarattini afirma que a oposição apenas quer criar um “palanque eleitoral” na Câmara. Caso a CPI seja instalada, o governo participará do debate, mas prefere focar em questões como a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #BrasilPrecisaImportarArroz