04/06/2024 às 09h32min - Atualizada em 04/06/2024 às 09h33min
IBGE divulga crescimento de 0,8% do PIB brasileiro no primeiro trimestre de 2024
O resultado já era previsto nas expectativas do mercado financeiro
Robson Bonin / Don Carlos Leal
VEJA
Plantação de soja em Uruçuí, Piauí. Imagem: Cristiano Mariz / VEJA / Reprodução O PIB do Brasil cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça. Com alta de 1,4% no período, o setor de serviços e a agropecuária (11,3%) foram setores que influenciaram no crescimento. A indústria, por outro lado, praticamente não saiu do lugar: -0,1%. O resultado já era previsto nas expectativas do mercado financeiro. As projeções da Bloomberg, por exemplo, apontavam expectativa de crescimento de 0,7%.
O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no Brasil, totalizou 2,7 trilhões de reais em valores correntes no trimestre encerrado em março. O avanço da atividade reflete a combinação entre expansão da política fiscal e um mercado de trabalho aquecido, que influenciam no setor de serviços, sob a ótica da produção, e o consumo das famílias, na ótica da demanda.
O setor de Serviços, que representa 70% do PIB, cresceu 1,4%, principalmente devido às contribuições do Comércio (3,0%), de Informação e Comunicação (2,1%) e de Outras atividades de serviços (1,6%)e. A Agropecuária cresceu 11,3% E a indústria registrou uma pequena variação negativa (-0,1%), que é considerada estabilidade.
O bom resultado no primeiro tri deve impulsionar o crescimento da economia no ano. O mercado financeiro espera um crescimento de 2,05% para este ano, segundo o último Boletim Focus. Já o governo trabalha com uma projeção maior, de 2,5% neste ano.
No acumulado em quatro trimestres terminados em março de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, cresceu 2,5%. Nessa comparação, houve altas na Agropecuária (6,4%), na Indústria (1,9%) e nos Serviços (2,3%).
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #EvoluçãoPIBNoBrasil