31/05/2024 às 11h34min - Atualizada em 31/05/2024 às 11h34min
Tapetes alusivos ao Dia de Corpus Christi encantam o Centro de Rio dos Cedros
Um dos registros foi feito pela fotógrafa Pâmela B Fotografia na praça da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição
Denise Tomaselli / Don Carlos Leal
DRC
Durante o feriado de Corpus Christi no Brasil, os tapetes são uma tradição católica que remonta ao século XIII. - Imagem: Pâmela B. Fotógrafa / Divulgação Motivados pelo pároco Fernando Steffens, diversos grupos que atuam na igreja católica do município, se reuniram para confeccionar tapetes com serragem colorida e imagens temáticas, divididos em pontos de exposição na cidade. Foram feitos tapetes em diversos locais e temas:
1º Tapete dos grupos da Liturgia / Acampamento, com o tema ''Paz e Reconstrução'', na praça Igreja Matriz;
2º Tapete dos grupos Coroinhas / Apostolado da Oração com o tema ''Vocações'', no estacionamento de uma loja;
3º Tapete dos grupos Pais e Padrinhos / Noivos com o tema ''Famílias'', na calçada de uma farmácia;
4º Tapete dos grupos Ministros / Pastoral da Saúde com o tema ''Doentes'', na calçada e uma Panificadora;
3º Tapete do grupo Catequese com o tema ''Crianças'', no estacionamento de um mercado.
Na quinta-feira (30), a população teve a oportunidade de contemplar, entre outros locais, o tapete exposto na Praça da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Rio dos Cedros. O registro foi feito pela fotógrafa Pâmela B Fotografia.
Durante o feriado de Corpus Christi no Brasil, os tapetes são uma tradição católica que remonta ao século XIII. O feriado de Corpus Christi celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho. Ele foi comemorado pela primeira vez em 1247 na Diocese de Liége, na Bélgica.
O Papa Urbano IV instituiu oficialmente a celebração em 1264, através de uma bula. O título “Solenidade de Corpus Christi” significa a festa do Corpo de Cristo, enfatizando a presença real de Jesus nas hóstias consagradas durante a Santa Missa. A data é uma oportunidade para os fiéis expressarem sua fé e culto ao mistério da Eucaristia.
Durante o feriado, as ruas são enfeitadas com tapetes de areia e serragem. Essa tradição tem origem em Portugal e foi trazida para o Brasil durante a colonização.
Os tapetes simbolizam a acolhida de Jesus em Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos para a passagem do Messias.
Os desenhos nos tapetes fazem alusão à figura de Cristo, ao pão e ao cálice. Cada ano, os tapetes possuem um tema diferente, e eles são confeccionados pelos fiéis como uma expressão de amor e carinho à presença de Jesus vivo na Eucaristia.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CorposChristi