14/05/2024 às 21h42min - Atualizada em 14/05/2024 às 21h42min
Temporais deixam mais de 500 pessoas fora de casa em Santa Catarina
Dois municípios decretaram situação de emergência por conta dos estragos. Mau tempo se concentra no sul catarinense, que faz divisa com o RS
Caroline Borges / Don Carlos Leal
G1 SC
Mais de 500 pessoas precisam sair de casa após chuvas no Sul de SC. - Foto: Polícia Milita r /Divulgação As chuvas que atingem o Sul de Santa Catarina desde o fim de semana fizeram 526 pessoas saírem de casa até a manhã desta terça-feira (14). São 415 moradores desalojados (que foram para casa de parentes ou amigos) e 111 desabrigados (encaminhados aos abrigos públicos) por conta das inundações, de acordo com a Defesa Civil estadual.
Os municípios de Passo de Torres e Sombrio decretaram situação de emergência após estragos. Outras quatro cidades levantavam dados para possível decretação ainda nesta terça. A previsão é de ventos intensos e ressaca ao longo do dia.
Ao menos 12 municípios da região sul registraram estragos, em especial aqueles que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, afetado por um desastre climático há duas semanas. No estado vizinho, 147 pessoas morreram. Em Santa Catarina, não há feridos e mortos. Entre os danos estruturais, duas pontes estão interditadas em Araranguá e parte de uma casa foi arrancada pela força do rio em Jacinto Machado.
415 - Desalojados:
Araranguá: 200 moradores;
Passo de Torres: 6 moradores;
Jacinto Machado: 4 moradores;
São João do Sul: 205 moradores;
111 - Desabrigados:
Sombrio: 19 pessoas
Araranguá: 84 pessoas;
Forquilhinha: 7 pessoas;
Jacinto Machado: 1 pessoa;
Previsão do tempo
O avanço de uma massa de ar frio provoca o declínio das temperaturas nos próximos dias. Em paralelo, a formação de um ciclone extratropical no mar provoca fortes rajadas de vento, de até 70 km/h, e ressaca, com ondas de 3 metros de altura.
As baixas temperaturas combinadas com ventos persistentes no litoral, mantêm a sensação de frio ainda maior, principalmente nas áreas próximas à costa. O governo estadual orienta para cuidados com idosos, crianças, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos.
Temperaturas baixas:
Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
Procure se agasalhar e beber bastante água.
Evite locais aglomerados.
Mantenha a higiene das mãos.
Chuva intensa
Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.
Em caso de agitação marítima, deve-se evitar atividades de navegação, pesca e de esportes náuticos.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #DesabrigadosEmSC