25/04/2024 às 08h00min - Atualizada em 25/04/2024 às 08h00min
Ex-companheiro é preso, após ameaçar vítima com facão em Rio dos Cedros
O agressor descumpriu medida protetiva de urgência por violência doméstica
Don Carlos Leal
PMSC
A PM agiu rápido e conseguiu capturar o agressor antes do contato direto com a vítima. - Imagem: Meramente Ilustrativa / Reprodução Inconformado com o fim do relacionamento, o autor de 51 anos, que teve o nome preservado pelas autoridades, invadiu a propriedade da ex-companheira, armado com um facão e quebrou a janela com uma pedra. O fato ocorreu na manhã da quarta-feira (24), na rua Cerejeira, bairro Santo Antônio em Rio dos Cedros. A vítima de 55 anos relatou possuir medida protetiva contra o autor, seu ex companheiro, e que foi surpreendida com ameaças e uma janela quebrada. A denunciante precisou sair correndo em busca de socorro aos vizinhos para acionar a polícia.
Pouco antes da chegada das guarnições, o autor fugiu mata adentro, mas logo foi detido e identificado. A arma branca utilizada para ameaçar a vítima foi localizada no chão, em frente da residência. Diante dos fatos, o ex-companheiro recebeu voz de prisão em flagrante, que foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil de Timbó, juntamente com a vítima para os procedimentos cabíveis.
No início deste ano, a pesquisa DataSenado revelou que 31% das mulheres em Santa Catarina já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem. Dentre essas mulheres, 25% relataram ter sofrido violência nos últimos 12 meses. Esses índices são estatisticamente equivalentes aos encontrados na pesquisa nacional, considerando as margens de erro.
Além disso, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) registrou um aumento de 26% nos atendimentos às vítimas de violência doméstica em 2024. Dos 87 atendimentos, 29 foram pedidos de medida protetiva de urgência. A violência física, embora presente em todas as faixas etárias, concentra-se principalmente entre mulheres de 20 a 49 anos, com uma taxa de incidência de 121,9 a cada 100 mil.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ViolênciaDoméstica