07/04/2024 às 18h38min - Atualizada em 07/04/2024 às 18h38min
Eclipse solar total será visível em SC?
Fenômeno astronômico raro ocorre nesta segunda-feira (8)
Nathalia Fontana / Don Carlos Leal
NSC TOTAL
Eclipse desta segunda-feira (8) acontecerá de forma total. - Imagem: Banco de Imagens / Reprodução Fãs de astronomia aguardam um fenômeno raro que irá acontecer na próxima segunda-feira (8). Um eclipse solar total irá bloquear a luz do sol, fazendo com que o dia “vire noite” por alguns minutos. Mas afinal, será possível observar essa movimentação das estrelas em solo catarinense? Infelizmente, a resposta é não. O eclipse não será visível nem em Santa Catarina, nem em nenhum outro estado do país. Dessa vez, os brasileiros interessados em assistir o fenômeno terão que se contentar em assistir a transmissão ao vivo do Observatório Nacional e a agência espacial norte-americana.
Isso se dá por conta do trajeto do eclipse, restrito dessa vez à América do Norte. O fenômeno passará primeiro pela costa do Pacífico do México, perto das 15:07 de segunda (8) no horário de Brasília. Depois, o eclipse segue pelos Estados Unidos, entrando no Texas e atravessando o país em direção ao estado do Maine. Em seguida, a região de Ontario, no Canadá, poderá ver o fenômeno, que seguirá para o Atlântico Norte, saindo da costa de Newfoundland por volta das 16:16.
A largura do trajeto do eclipse será de cerca de 200 km e compreende uma área em que estão cerca de 31 milhões de pessoas. Muitos americanos que vivem em locais mais afastados da trajetória ainda devem viajar para áreas em que o eclipse terá visibilidade de 100% para acompanhar o evento. O eclipse ocorre quando a lua se posiciona entre o sol e a Terra, fazendo uma sombra sobre a Terra, o que bloqueia a luz que chega até o planeta. Assim, a visão é do sol coberta, resultando no eclipse solar total. Quando a lua cobre somente parte da luz do sol, ocorre o eclipse solar parcial ou anular.
Brasil poderá ver eclipse em outubro. A esperança para os catarinenses, contudo, não está perdida. Ainda nesse ano será possível observar um fenômeno semelhante no Estado. No dia 2 de outubro, um eclipse solar do tipo anular passará pelo Brasil.
As regiões mais favoráveis para observar o fenômeno são o Sul, Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais), Mato Grosso do Sul, assim como alguns trechos da Bahia, Goiás e Mato Grosso. Dessa vez, o sol aparecerá “mordido” pela lua, em um eclipse somente parcial. No restante do país, não será possível observar a mudança.
#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #EclipseTotalSolarTotal