MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
12/01/2024 às 15h52min - Atualizada em 12/01/2024 às 15h54min

​Novo secretário de Estado da Defesa Civil assume o posto com a missão de proteger mais o Vale do Itajaí

Coronel Fabiano de Souza conhece os projetos de mitigação de enchentes que governo quer tirar do papel

Talita Catie
NSC TOTAL
Psse do coronel Fabiano de Souza, ocorreu na manhã da quarta-feira (10/01/2024). - Foto: Secom / Divulgação
Jorginho Mello (PL) trocou o comando da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil. O coronel Armando Reis, do mesmo partido do governador, deixou a pasta após um ano. O cargo passa a ser assumido pelo coronel Fabiano de Souza, até então comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e que não tem filiação partidária.

— A principal missão é fazer com que os estudos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) saiam do papel e a gente tenha uma importante região de Santa Catarina mais protegida, que é o Vale do Itajaí — afirmou após a posse, na manhã desta quarta-feira (10).

Fabiano de Souza, inclusive, citou a necessidade das obras de dragagem, derrocamento e construção de barragens, previstas há uma década através de cooperação técnica com os japoneses. O novo secretário conhece esses projetos de perto, pois atuou entre 2011 a 2018 como gerente de Operações da Diretoria de Resposta a Desastres, foi diretor de Prevenção e chegou a ser secretário-adjunto da pasta.

O coronel Fabiano esteve no Japão para participar de formação promovida pela Jica, onde visitou barragens e obras de contenção. Nas enchentes de outubro e novembro de 2023, se tornou o braço direito de Jorginho Mello, aparecendo mais que o então secretário de proteção e Defesa Civil, Armando dos Reis, como noticiou o colunista Anderson Silva.

Em novembro do ano passado, em entrevista à NSC, o governador se comprometeu com a execução das obras previstas no projeto feito em parceria com a Jica, após uma forte pressão em virtude da série de enchentes no Alto e Médio Vale do Itajaí. Disse, à época, que em 2024 vai começar as obras de três mini barragens e a dragagem do Rio Itajaí-Açu.

Jorginho Mello se comprometeu também em cumprir a determinação judicial, também de uma década atrás, para executar obras de reparação na Terra Indígena Laklãnõ Xokleng, em José Boiteux, para então reformar a barragem. Essas tarefas passam a ser encabeçadas agora por Fabiano de Souza.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #NovoSecretárioDeEsatdoDeSC

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp