01/01/2024 às 09h18min - Atualizada em 01/01/2024 às 09h18min
Vítima de afogamento em barragem de Rio dos Cedros é identificado
Lucas Henrique Schneider, de 28 anos foi arrastado após a abertura das comportas da Barragem Palmeiras na tarde de sexta-feira (29)
Luciano Cerin
ND+
Lucas Henrique Schneider tinha 28 anos e foi arrastado pelas águas. – Foto: Redes Sociais / Reprodução O homem que morreu afogado na nesta sexta-feira (29), em Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, trata-se de Lucas Henrique Schneider, de 28 anos. Ele foi arrastado pelas águas após abertura das comportas da Barragem Palmeiras. Lucas será sepultado neste domingo (31), no cemitério Municipal de Indaial, no bairro das Nações. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a vítima e outros amigos tomavam banho em uma área particular, que pertence a uma empresa de energia elétrica, local onde ocorre o escoamento da Barragem Palmeiras. O grupo foi surpreendido com a força da água após a abertura das comportas. Lucas acabou sendo arrastado pelas pedras, sofrendo trauma seguido de afogamento.
Ainda segundo os bombeiros, quando a equipe chegou ao local, foi confirmado que a vítima e outros três amigos estavam nas pedras quando as comportas da barragem foram abertas e uma tromba d’agua acabou os pegando de surpresa. Os amigos do homem conseguiram sair do local sozinhos, mas a vítima foi levada pela água e arrastada pelas pedras, sendo localizada cerca de 150 metros a frente do local em que estavam.
Cuidados ao tomar banho em águas naturais
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, uma dica para evitar acidentes é não subestimar sua capacidade de nadar. Prefira se banhar em locais rasos, sempre avise onde está indo para um parente ou amigo, não nade após as refeições e sempre ouça as orientações dos guarda-vidas.
Eles também ressaltam como reagir em situações como essa. Caso você esteja em um princípio de afogamento, se mantenha calmo e tente flutuar, colocando a barriga para cima. Desta forma, o rosto ficará fora d’água e os braços livres, permitindo que você chame por socorro. Caso haja correnteza, não tente lutar contra ela; deixa levar com as pernas voltadas para o mesmo sentido do rio e use os braços como leme para se aproximar aos poucos da margem.
Também existe a possibilidade de você presenciar um afogamento na sua frente. Nesse caso, é muito importante que você não entre na água para fazer o salvamento se não estiver habilitado para isso. Os bombeiros recomendam que você lance algum objeto que a ajude a flutuar e acione os guarda-vidas ou os bombeiros através do número 193.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #AfogamentoBarragem