17/12/2023 às 00h01min - Atualizada em 17/12/2023 às 00h01min
Morre o filósofo Antonio Negri, autor do livro 'Império'
Líder histórico da Autonomia Operária Italiana, Negri foi condenado por insurreição armada nos Anos de Chumbo da Itália
Ivan Longo com informações da ANSA e Italy 24 Press News
REVISTA FÓRUM
Postagem de Anna Negri, filho de Antonio Negri no Instagram. - Imagem: Reprodução Morreu na sexta-feira (15) em Paris, aos 90 anos, o filósofo marxista italiano Antonio Negri, líder histórico do movimento de esquerda Autonomia Operária. O falecimento de Toni, como era conhecido, foi anunciado por sua esposa Judith Revel e sua filha Anna no Instagram. Nascido em Pádua, Toni Negri foi o fundador da Autonomia Operária em 1973, assumindo a liderança e tornando-se seu principal teórico até a dissolução do movimento em 1979. Em um momento crucial da história italiana, durante os tumultuados "Anos de Chumbo" entre as décadas de 1960 e 1980, seu movimento desempenhou um papel fundamental para a democracia da Itália.
Condenado por insurreição armada, Negri viveu por vários anos na França sob asilo e ministrando aulas em diversas universidades. Seu retorno à Itália em 1997 marcou o início do cumprimento de uma pena de 12 anos, sendo posteriormente liberado em 2003.
Ao longo das décadas, Negri desenvolveu teorias de grande influência, destacando-se a concepção da "vanguarda dos trabalhadores" nos anos 70 e a redescoberta teórica de Baruch Spinoza nos anos 80, período em que permaneceu clandestino em solo francês.
Nos anos 2000, em colaboração com o filósofo estadunidense Michael Hardt, produziu obras significativas na teoria política contemporânea, como "Império", "Multidão", "Comum. Além do privado e do público", "Isto não é um Manifesto" e "Assembleia".
#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #MorteAntonioNegri