18/09/2023 às 13h30min - Atualizada em 18/09/2023 às 13h30min
Defesa Civil alerta para nova frente fria em Santa Catarina
Previsão para os próximos dias, elaborada pela meteorologista Ana Luiza Dors Wilke
Don Carlos Leal
DCSC
A atuação da frente fria oceânica combinada a influência de uma área alongada de baixa pressão favorece a ocorrência de pancadas de chuva, trovoadas e eventual queda de granizo. - Foto: Don Carlos Leal / DRC Entre a tarde e à noite desta segunda-feira (18), a condição de tempo começa a mudar com a aproximação de uma frente fria combinada com a influência de uma área alongada de baixa pressão que aumenta a nebulosidade em SC, provocando chuva acompanhada de trovoadas, que pode vir acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.
O vento sopra com intensidade fraca a moderada variando de nordeste no litoral e em áreas próximas a noroeste do Grande Oeste aos planaltos, virando de direção sul nas áreas costeiras ao longo da tarde, com rajadas moderadas entre 40 e 60 km/h pelo estado, com risco baixo para ocorrências associadas aos ventos.
À tarde as máximas se elevam bastante para esta época do ano, marcando entre 30 e 38°C no Extremo Oeste, Oeste e no Litoral Sul e variando entre 26 e 34°C nas outras regiões. O mar fica calmo, com ondulação de direção leste/nordeste virando para sudeste à tarde, variando entre 0,5 m e 1 m de altura, com picos de 1,5 m em alto mar.
Na terça-feira (19), o dia inicia novamente com formação de nevoeiros pelo estado e o tempo segue instável em todas as regiões, devido a atuação da frente fria oceânica combinada a influência de uma área alongada de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, que favorece a ocorrência de pancadas de chuva que em alguns momentos vir acompanhadas de trovoadas, e de temporais isolados com rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.
Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, de quadrante sul/leste no litoral e em suas proximidades e de quadrante norte no restante do estado, com rajadas pontualmente moderadas no Oeste e Extremo Oeste durante a madrugada e na região costeira de Florianópolis e arredores à tarde. As temperaturas mínimas oscilam entre 18°C e 26°C no Oeste e no Extremo Oeste e variam entre 14 e 21°C no restante do estado. As máximas marcam entre 27°C e 36°C no Grande Oeste, no Planalto Norte e no Alto Vale do Itajaí e variam entre 20 e 30°C nas demais áreas.
Na quarta-feira (20), as instabilidades ainda atuam, porém com menor intensidade. As pancadas de chuva e eventuais temporais isolados ocorrem também devido à combinação da presença de umidade com o aquecimento diurno. Entre a madrugada e a manhã, há formação de nevoeiros em todo o estado. No amanhecer as temperaturas oscilam entre 21 e 26°C no Extremo Oeste e no Oeste e variam entre 13 e 22°C nas outras áreas. À tarde, as máximas marcam entre 24 e 30°C no Planalto Sul, no Litoral Sul e nas áreas costeiras e variam entre 29 e 35°C no restante do estado.
Na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22) a atuação de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo no estado, deixando o tempo aberto e com predomínio de sol no Grande Oeste e com maior presença de nebulosidade e chance de chuva fraca e isolada nos extremos dos dias do Meio-Oeste ao litoral, devido à circulação. Além disso, as temperaturas seguem altas para esta época do ano, ultrapassando os 35°C em áreas do Oeste, do Extremo Oeste e do litoral Sul, seguindo em elevação no final de semana.
#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #AlertaDefesaCivilDeSC