14/07/2023 às 08h27min - Atualizada em 14/07/2023 às 08h27min
Defesa Civil de Santa Catarina confirma rajadas de vento de até 157,4 km/h
Pior momento do ciclone passou, mas região Sul e litoral de SP deverão ter rajadas nesta 6ª, dizem meteorologistas
Thuana Raimondi
DCSC
Carro arrastado e coberto por madeira e outras objetivos que voaram em Horizontina - RS. - Imagem: Soldado Nagel / Reprodução De acordo com dados gerados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), nas últimas 12 horas, em Siderópolis, região serrana catarinense, as rajadas de vento chegaram a 157,4 km/h. Ao longo de toda semana a Defesa Civil de Santa Catarina vem emitindo Avisos e Alertas para a população sobre as rajadas intensas de vento. Conforme o Aviso Especial emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, o vento médio sopra entre 20 e 40 km/h nas áreas em amarelo, com rajadas entre 60 e 80 km/h.
Nas áreas em laranja, o vento médio pode chegar a 50 km/h e, pontualmente, as rajadas superam 100 km/h no decorrer da quinta-feira. Nas áreas em vermelho, o vento médio pode ser ainda mais intenso, com rajadas que pontualmente podem passar dos 120 km/h.
O Aviso Especial está vigente até às 20:00h de quinta-feira. No momento ainda estão sendo observadas rajadas entre 40 e 75 km/h em vários pontos do estado, mas conforme o ciclone vai em direção ao oceano a intensidade dos ventos tende a diminuir gradativamente ao longo desta noite e madrugada. Dessa forma, ocorre a diminuição dos riscos para rajadas de vento de moderado a pontualmente alto e a tende a ser cada vez menores conforme o afastamento do ciclone.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CicloneSantaCatarina