18/06/2023 às 08h13min - Atualizada em 18/06/2023 às 08h13min
Bolsonaro pode se tornar na quinta-feira o 3° ex-presidente inelegível do País
O Ministério Público Eleitoral (MPE) já deu seu parecer e defende a suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro, o que o tornaria inelegível por oito anos
Rubens Anater
ESTADÃO
O então presidente Jair Bolsonaro usou o Palácio do Alvorada e a estrutura do governo para organizar uma reunião com embaixadores contra o sistema eleitoral brasileiro. - Foto: Cleber Caetano / PR / Reprodução O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta nesta quinta-feira (22), uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode deixá-lo inelegível. O processo foi movido pelo PDT e acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por atacar o processo eleitoral em reunião com embaixadores estrangeiros em julho de 2022, enquanto ainda era presidente.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) já deu seu parecer e defende a suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro, o que o tornaria inelegível por oito anos. Há ainda outras ações que podem incorrer na mesma punição, como as que investigam a relação do ex-presidente com o ataque do 8 de janeiro e sua suposta atuação com milícias digitais no âmbito do inquérito das fake news.
Caso o TSE decida pela sua inelegibilidade, Bolsonaro não será o primeiro ex-presidente brasileiro a receber esse tipo de punição. Desde a redemocratização do País, outros dois sofreram o mesmo revés: Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #BolsonaroInelegível