07/06/2023 às 10h58min - Atualizada em 07/06/2023 às 10h58min
Farmácia Popular é relançada e, agora, inclui povos indígenas
Beneficiários do programa Bolsa Família terão acesso gratuito aos 40 medicamentos disponíveis na lista do programa Farmácia Popular, recriado pelo governo Lula (PT) neste ano
Tainá Andrade
CORREIO BRAZILIENSE
Pela primeira vez, programa atenderá comunidades originárias por meio de um planejamento logístico no qual agentes credenciados levarão os medicamentos até elas. - Imagem: Ed Alves / CB / D.A Press / Reprodução A Farmácia Popular será relançada, nesta quarta-feira, com a inclusão do fornecimento de remédios gratuitamente para as comunidades indígenas. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os recursos para o programa tiveram um corte de 60% para este ano, impactando severamente a situação de usuários que precisam de medicamentos e não têm condições de pagar por eles.
A inclusão das comunidades indígenas era uma lacuna na Farmácia Popular desde que foi criada. Por não prever um planejamento logístico entre a disponibilização e a entrega dos remédios, em função das grandes distâncias, as populações nativas foram deixadas de fora. O problema foi solucionado a partir da solicitação, pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da habilitação dos representantes dos 34 Distritos de Saúde Especial Indígena (DSEIs) para retirarem as medicações em estabelecimentos credenciados. Serão eles que levarão os fármacos para os povos originários.
Entre os remédios que antes tinham desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão quatro tipos de anticoncepcionais; dois tipos de tratamento para Doença de Parkinson; três apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol; três alternativas para controle da rinite e fraldas geriátricas.
Veja a lista dos remédios gratuitos a quem recebe o Bolsa Família: Anticoncepcionais; Dislipidemia (colesterol alto), Doença de Parkinson; Glaucoma; Fralda geriátrica; Osteoporose; Rinite; Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (+ 65 anos)
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #FarmáciaPopular