MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
10/03/2023 às 15h42min - Atualizada em 10/03/2023 às 15h42min

Especialistas alertam para a importância de combater o sedentarismo

Confira as dicas para deixar para trás uma rotina de poucos movimentos físicos e, aos poucos, tornar-se mais ativo

R7
É preciso coragem e muito esforço para se livrar do sedentarismo de uma vez por todas - Imagem: Ilustrativa / Reprodução
Sociedades médicas e especialistas chamam atenção para essa questão que acaba sendo o pano de fundo para o surgimento ou agravamento de uma série de doenças. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que o sedentarismo pode afetar até 500 milhões de pessoas no mundo até o fim desta década. Movimentar-se é uma forma de ganhar qualidade de vida, mas nem todo mundo consegue incluir a atividade física na rotina. 

Mantenha-se ativo: ''Pequenas adaptações na rotina podem tirá-lo do sedentarismo. Um exemplo é substituir o elevador pelas escadas, mudar os móveis de lugar, ou fazer coisas a pé. Andar a pé é a forma mais simples e prática de se manter saudável.

Foque a alimentação: Substitua a alimentação diária, "deixando-a mais saudável com frutas, verduras e legumes". "Não é preciso radicalizar e cortar tudo, mas diminuir a ingestão de embutidos e açúcares e tome bastantes água durante o dia

Tenha boas noites de sono: ''Estudos já mostram que pessoas que dormem bem têm mais qualidade de vida e até conseguem emagrecer com mais facilidade. Sendo assim, a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida e à promoção da saúde".

Atividade certa: ''Escolha uma atividade com a qual se identifique, como, por exemplo, dança, caminhada, natação, luta... O fundamental é sentir prazer ao fazê-la. Dessa forma, será mais fácil incluí-la na rotina.

Faça trocas: "Troque o tempo de tela (computador, TV, celular...) por mais passos no dia a dia; [e] troque seu tempo sentado por mais tempo em pé, aproveite e já coloque o alongamento no dia". 

Conheça os seus limites: "Você pode começar com uma caminhada ou pedalar três vezes por semana, em vez de criar uma meta de ir todos os dias. Isso evita que você sobrecarregue seu corpo e seja obrigado a parar por causa de alguma lesão.

Não se compare aos outros: "Cada pessoa tem objetivos pessoais, preocupe-se com a sua evolução e com os seus resultados", aconselha o cardiologista. 

#BoaNoiteRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #CombateAoSedentarismo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp