06/02/2023 às 09h23min - Atualizada em 06/02/2023 às 09h23min
Turquia e Síria registram mais de 2 mil mortes e milhares de desaparecidos em terremoto de magnitude 7,8
Tremor, o pior desde 1939 na região segundo o governo turco, deixou rastro de destruição nos dois países e foi sentido também em Israel, Líbano, Iraque e Chipre
G1
Pessoas assistem enquanto equipes de resgate procuram sobreviventes sob os escombros de um prédio na Síria - Foto: AFP / Reprodução Funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) estão na Turquia e na Síria para avaliar as necessidades e prestar assistência, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres. "Vamos trabalhar juntos para ajudar todos os atingidos por este desastre, muitos dos quais já estavam em extrema necessidade de ajuda humanitária", disse Guterres.
Antes de Guterres falar, a Assembleia Geral da ONU fez um minuto de silêncio pelas vítimas. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que seu governo tem trabalhado em estreita colaboração com a Turquia, autorizando uma resposta imediata de Washington ao devastador terremoto no país.
"Nossas equipes estão se mobilizando rapidamente para começar a apoiar os esforços turcos de busca e resgate e atender às necessidades dos feridos e deslocados pelo terremoto", disse Biden em um comunicado divulgado pela Casa Branca.
O governo da Rússia anunciou que equipes de resgate serão enviadas para a Síria e para a Turquia. Grécia e Alemanha também ofereceram ajuda. As chances de um grande terremoto, como o que atingiu a Turquia nesta segunda-feira (6), acontecer no Brasil são remotas, mas o país não está livre de reflexos dos grandes abalos.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, o maior evento teve magnitude 3.7 e chegou a ser sentido pela população. Apesar disso, nessa magnitude, raramente o tremor causa danos. A título de comparação, o primeiro tremor registrado na Turquia nesta segunda chegou à magnitude de 7,8 na escala Richter, uma das principais formas de medir a intensidade desses tremores.
O clima frio do inverno acrescentou outro desafio para as equipes de resgate que tentam encontrar sobreviventes do terremoto que atingiu parte da Turquia e da Síria nesta segunda-feira (6). Sem casa e, no caso de desaparecidos, sob escombros, centenas de famílias ficaram expostas a temperaturas quase congelantes desta época do ano e fortes chuvas.
#BoaTardeDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #TerremotoTurquia