07/01/2023 às 07h02min - Atualizada em 07/01/2023 às 07h02min
Paróquia Imaculada Conceição em Rio dos Cedros, após a última reforma no final de 2022
Don Carlos Leal
AIMACULADA
Imagens: Circolo Trentino / Reprodução A primeira capela da região onde hoje fica o centro de Rio dos Cedros foi feita de pau a pique, e se localizava no terreno da atual esquina da Rua Dom Pedro II com a Avenida Tiradentes. Nesse mesmo local, em 1882, foi construída uma segunda capela, desta vez de alvenaria. Para o altar, o imigrante Pietro Floriani encomendou em Trento uma imagem da Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Em 1901, a comunidade construiu uma nova igreja, desta vez na colina onde atualmente se localiza o Centro de Formação. Para essa nova estrutura foram mandados fundir em Trento três sinos. O conjunto da obra formou um verdadeiro cartão postal e motivo de orgulho para toda a comunidade. Em 1913, foi determinada a criação de uma nova Paróquia, que abrangesse o território que hoje corresponde aos municípios de Rio dos Cedros e Timbó.
Após uma breve análise com a comunidade das Dores, a igreja da comunidade central de Rio dos Cedros foi eleita a sede da nova Paróquia. Desde o início, a comunidade era atendida pelos Freis Franciscanos. A partir de 1918, a paróquia passou a ser atendida pelos padres da ordem Salesiana de Dom Bosco. Na década de 1960, teve início a construção da nova e atual Igreja Matriz de Rio dos Cedros, que foi inaugurada em 1969, mesmo ano em que foi demolida a antiga. Em 2005, os Padres da ordem Diocesana assumiram a paróquia, e nela permanecem até hoje.
#BoaTardeRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #ParóquiaImaculadaConceição