20/12/2022 às 09h59min - Atualizada em 20/12/2022 às 09h59min
Chuvas castigam Balneário Camboriú - SC com alagamentos em várias partes da cidade
Segundo Defesa Civil, o município está em área com risco muito alto para estragos
Joana Caldas
G1
Imagem aérea de áreas alagadas no município de Balneário Camboriú - Imagens: Redes Sociais / Reprodução Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, registou alagamentos na tarde desta segunda-feira (19) por causa da chuva volumosa. Ruas ficaram cheias de água no Centro e no Bairro das Nações, conforme a Defesa Civil. A cidade está em uma área com risco muito alto de estragos relacionados à chuva, de acordo com o órgão. Outros municípios do estado já registraram danos nesta segunda.
Em quatro horas, choveu 50 milímetros na cidade, conforme o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo. Em apenas uma hora, foram 22 milímetros, após o meio-dia. A média de chuva do mês de dezembro na cidade é de 130 a 150 milímetros, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado.
Os locais que encheram de água tiveram problemas no trânsito. Melo afirmou que a Defesa Civil municipal segue o monitoramento do nível do Rio Camboriú e das encostas da cidade e está de sobreaviso para emergências. O telefone do órgão é 199.
A Defesa Civil estadual divulgou aviso sobre chuva persistente e volumosa para todo o estado catarinense. As áreas do Litoral Norte, Norte e parte do Vale do Itajaí são as que mais possuem riscos de estragos, seguidos pela Grande Florianópolis e parte do Sul. O risco é moderado para a Serra e Oeste. A chuva pode ser acompanhada de raios e deve ser mais volumosa entre a tarde desta segunda e a de terça (20). Pode chover mais de 100 milímetros. Há risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas.
Outras cidades catarinenses já registraram danos por causa da chuva nesta segunda. Foram alagamentos em ruas e estradas e interdições em uma das principais rodovias federais do estado. Os temporais atingem cidades da Grande Florianópolis e do Litoral Norte desde a noite de domingo (18).
A Defesa Civil estadual faz orientações sobre cuidados a serem tomados em caso de alagamentos e deslizamentos. Confira abaixo. Evite contato com as águas; Não dirija em áreas alagadas; Evitar pontilhões e pontes submersas;
Redobrar atenção com as crianças.
Fique atento a inclinação de postes e árvores; Qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residências; Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes. Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados; no local abrigado, fique longe de janelas; se estiver na praia, jamais fique na água.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #AlertaChuvasBalneárioCamboriú