01/12/2022 às 07h53min - Atualizada em 01/12/2022 às 07h53min
10 municípios catarinenses decretam Situação de Emergência
O número de cidades atingidas pelas chuvas pode ser ainda maior, com localidades fora das estatísticas da Defesa Civil do Estado
Redação Florianópolis
ND+
Sobe para 10 o número de cidades em situação de emergência por conta das chuvas no Estado - Foto: Marcelo Thomazelli /NDTV Record / Reprodução O boletim informativo da Defesa Civil de Santa Catarina das 18h desta quarta-feira (30) aponta que subiu para 10 o número de cidades em situação de emergência por conta das chuvas no Estado. No entanto, o número pode ser ainda maior, com municípios que ainda não entraram nas estatísticas da pasta. Segundo o informativo até o momento os municípios de Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá , Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz emitiram decretos de Situação de Emergência. Os Municípios de Timbó, Palhoça, Rancho Queimado, São José e Schroeder estão providenciando documentos para Decretos de Situação de Emergência.
Os municípios de Santo Amaro e Palhoça relatam para a Defesa Civil que a situação tem se agravado de acordo com as chuvas até o momento. Em Palhoça, por exemplo, já foi decretado situação de emergência, no entanto, o município ainda não entrou na contabilidade da Defesa Civil do Estado.
São José, na Grande Florianópolis, já decretou situação de emergência no fim de tarde desta quarta-feira, mas a cidade ainda não entrou na estatística da Defesa Civil. O decreto chama voluntários para ajudar a cidade, além de autorizar a entrada na casa de moradores para fazer resgates por conta das chuvas, por exemplo.
Na cidade, os bairros de Colônia Santana, Forquilhinhas, Potecas e Lisboa foram afetados por alagamentos e deslizamentos. O interior do município apresenta vários deslizamentos com obstrução de via pública.
Em Santo Amaro da Imperatriz, o Rio Cubatão extravasou agindo em vários bairros do centro. Bombeiros atuando junto com a Defesa Civil situação em andamento.
Em Angelina, o centro da cidade e o bairro Beira-Rio foram afetados por alagamentos e deslizamentos. Há ainda algumas quedas de barreiras, e nível dos rios subindo constantemente, alagamentos e deslizamentos generalizados. Vários acessos bloqueados. A cidade já decretou situação de emergência, mas ainda não foi contabilizada pelo órgão estadual.
Em São Pedro de Alcântara há vários pontos de alagamento, alguns deslizamentos, interdição de via comprometendo o abastecimento de energia. Há regiões incomunicáveis com o interior, e sem acesso devido ao nível do Rio Maruim.
Em Águas Mornas o centro e proximidades do Rio Cubatão foram afetados por alagamentos e deslizamentos. A prefeitura está em análise de possível decretação de situação de emergência nesse momento. Em São João Basta os bairros de Arataca, Lua, Centro, Fernandes e Macaco branco foram afetados por alagamentos e deslizamentos. Foram encontrados danos em infraestrutura e estradas que transportavam vacinas.
Segundo a Defesa Civil, há quatro bloqueios em rodovias razão de desmoronamentos. BR 376, km 669 no PR – total (previsão de liberação segunda-feira, se o tempo ajudar); BR 280, km 77 e km 89 em Corupá – total (sem previsão de liberação); BR 282, km 77 em Rancho Queimado – total (equipes deslocando para o local para desobstrução - previsão até início da noite)
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #EstadoDeEmergênciaSc