MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
15/11/2022 às 07h57min - Atualizada em 15/11/2022 às 07h57min

Manifestações marcam o feriado da Proclamação da República em SC

Mais de oito mil pessoas protestaram pacificamente em frente ao 23° BI em Blumenau

ND+
Ao som do hino nacional, manifestantes se reuniram em frente ao 23° BI em Blumenau neste feriado - Vídeo: Moisés Stuker / ND
Vestindo verde e amarelo, carregando bandeiras do Brasil e ao som do hino nacional e de canções como “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” cerca de oito mil pessoas, conforme a PM (Polícia Militar), voltaram a se reunir em frente ao 23° BI (Batalhão de Infantaria) de Blumenau, no Vale do Itajaí, nesta terça-feira (15), feriado de Proclamação da República.

Entre os manifestantes estavam jovens, adultos, idosos e crianças. Todos se reuniram com um único sentimento: a luta por liberdade, conforme relataram alguns manifestantes à reportagem da NDTV.

O auxiliar de serviços gerais, Altair Afonso Knoth, destacou o sentimento de opressão. “A gente briga pela liberdade do nosso povo. Nós estamos bem oprimidos, com censura, muita gente dizendo que não adianta estar aqui, mas nós estamos aqui em busca da nossa liberdade”, afirmou.

A secretária executiva Roseane Elly Schmitt Plautz afirmou que o sentimento que a levou à manifestação é o amor. “Primeiro porque eu amo o meu Deus e a minha família, então, isso é acima de tudo. E o amor que nós temos pela nossa nação é algo que realmente emociona. É um momento extremamente importante e estamos todos aqui em prol de todos, não é apenas para o nosso umbigo, mas é para cada um que está aqui”, emocionou-se.

Já a aposentada Silvia de Souza destacou que não pretende ir embora tão cedo. “Eu não aceito, assim como esse pessoal todo que está aqui, a gente não aceita o nosso país sendo governado por uma pessoa que já tem tantos processos. A gente está lutando por um país livre disso. Eu não arredo o pé daqui”, ressaltou.

A manifestação é pacífica e conta com momentos de oração pelo Brasil e pedidos de liberdade. Uma das críticas durante a manifestação foi a viagem recente de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para os Estados Unidos para participarem de um evento sobre democracia e liberdade.

As manifestações em frente ao Batalhão de Infantaria de Blumenau já acontecem há 15 dias, desde o final do segundo turno das eleições, que deu a vitória ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 50,90% dos votos.

A Rua Amazonas, em frente ao 23° BI, foi fechada pelos manifestantes e não é possível passar de carro. Quem tiver que se deslocar ao bairro Garcia, na região Sul de Blumenau, precisa utilizar rotas alternativas, como a Rua Huscher.

#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #RioDosCedrosDebate #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ManifestaçõesBlumenau

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp