05/09/2022 às 11h24min - Atualizada em 05/09/2022 às 11h24min
Mobilização para o 7 de setembro é a maior de todos os tempos nas redes sociais
O número de mensagem sobre o assunto é bem maior que o de 2021, segundo pesquisa da Democracia Digital
Manoela Alcântara / Tácio Lorran
METRÓPOLES
Outdoors nas ruas de Brasília reproduzem dizeres proferidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). - Foto: Daniel Ferreira / Reprodução Na última semana, a organização de protestos para o 7 de Setembro ganhou fôlego. Outdoors nas ruas de Brasília reproduzem dizeres proferidos pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Em diversas vias movimentadas em Brasília (DF), há outdoors verde e amarelo com letras garrafais: “É agora ou nunca” e “Brasileiros pelo Brasil”. Nas redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, Tiktok e Telegram, o tom é o mesmo: “reagir”, lutar contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e contra “fraudes eleitorais”.
Há ainda similaridade com o discurso de Bolsonaro, que tem convocado a população para manifestações políticas no 7 de setembro. O presidente chamou seus apoiadores para “irem às ruas uma última vez em defesa pela democracia e pela liberdade”.
No Telegram, grupos com milhares de inscritos trazem a imagem do caminhoneiro Zé Trovão como patrono das manifestações. Há pedido de dinheiro para financiamento de protestos tendo como chave um Pix de “todospatriotas”. A religião também é usada com pedidos que as pessoas façam orações pelo Brasil, gravem vídeos e participem de protestos na Esplanada dos Ministérios.
As mensagens indicam como cada participante deve atuar. Em 11 sugestões de faixas diferentes, integrantes do grupo repetem as bandeiras de 2021: “Destituição dos ministros do STF em 72h” e “Sem voto impresso não podemos confiar”, entre outras. Nas ruas de Brasília, onde ocorrerá o evento cívico de 7 de setembro, diversos outdoors foram espalhados com ultimatos à população. As peças publicitárias foram financiadas por um grupo bolsonarista ligado a ruralistas chamado Movimento Brasil Verde e Amarelo. Mesmo grupo que atuou fortemente nas mobilizações de 2021.
Caminhoneiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) chegaram na noite desta segunda-feira (5/9) para os atos convocados para o 7 de setembro, na próxima quarta (7/9). O fechamento da Esplanada dos Ministérios estava prevista para a meia-noite desta segunda-feira (5/9), devido à chegada das caravanas, viaturas policiais já fecharam o eixo monumental.
A previsão do setor de agronegócios no desfile cívico, com 27 tratores, como ato de apoio ao atual governo foi negado pelo Palácio do Planalto. Há ainda quem deixará suas cidades de moradia para participar do 7 de setembro em Brasília. A 2ª Caravana da Integração Nacional, evento que ocorrerá no Parque da Cidade, em seu Pavilhão de Exposições, postou em suas redes sociais caravanas se deslocando para Brasília.
Os veículos dos expositores ficarão no Pavilhão de Exposições com área coberta de 51 mil m². Após uma série de reuniões e planejamentos, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) decidiu que caminhões não poderão entrar na Esplanada dos Ministérios ou se aproximar do STF no 7 de setembro. A pasta coordena as ações de segurança para a data comemorativa.
#BomDiaRioDosCedros#DiárioDeRioDosCedros#RioDosCedros#DonCarlosLeal#NotíciasRioDosCedros#RioDosCedrosDebate#TurismoRioDosCedros#Mobilização7DeSetembro