25/06/2022 às 07h33min - Atualizada em 25/06/2022 às 07h33min
Pe. João Baptista Delsale completaria 113 anos neste sábado (25)
Apesar de ter nascido no Rio Grande, tornou-se cidadão riocedrense. Sua morte em 2002 comoveu toda a comunidade
Rio dos Cedros
O cidadão riocedrense, Pe. João Baptista Delsale morreu às 12:10 do dia 27 de novembro de 2002. - FOTO: RDC O filho de Pedro e Virgínia nasceu em 25 de junho de 1909 no Rio Grande do Sul. Completou o primeiro ano de escola em casa, em seguida estudou no grupo Escolar Bibiano de Almeida e no colégio Salesiano Leão XIII nos últimos 2 anos do primário. Por sugestão do Pe. Olívio Giordano e Pe. André Dell'oca tornou-se coroinha da igreja do colégio, sacristão e encarregado do Oratório Festivo.
Foi aceito para aspirante à vida salesiana em 1924, cursando o ginásio na cidade paulista de Lavrinhas, onde fez seu ingresso na congregação Salesiana como noviciado. Continuando seus estudos, fez o curso de Filosofia e a seguir transferiu-se para um Colégio Salesiano da Inspetoria para 3 anos de magistério de língua portuguesa e outras disciplinas, no Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé-RS. Em 1937 recebeu a ordenação sacerdotal através do ordenante, Dom José de Afonseca e Silva, no dia 08 de dezembro.
Em 1942 chegou em Rio dos Cedros, como encarregado do Oratório Festivo, Vigário Paroquial e capelão do Hospital Dom Bosco até 1952, percorrendo todo o interior da Paróquia no lombo de montaria, em jeep, e muitas vezes de carroça. Levava consigo o Cristo Salvador para o “rebanho de fé”, a esperança de dias melhores para os casais e a juventude, e muita coragem e carinho para os caboclos, crianças e todo o povo de Deus.
Em 1970 retornou às lides pastorais na comunidade riocedrense, encontrando aqui o Pe. Paulo Marconcini, Pe. Victor Vicenzi e outros heróis da antiga e nova guarda. Como vigário paroquial da matriz e atendendo 28 capelas do interior, ainda encontrou tempo para cuidar dos jovens e crianças do Oratório Festivo, Centro juvenil, do Hospital Dom Bosco e ministrar aulas no antigo Pe. Pastorino para noviços salesianos e para os jovens da cidade.
O cidadão riocedrense, Pe. João Baptista Delsale morreu às 12:10 do dia 27 de novembro de 2002.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#AniversárioPadreJoão