MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90

Pe. João Baptista Delsale completaria 113 anos neste sábado (25)

Apesar de ter nascido no Rio Grande, tornou-se cidadão riocedrense. Sua morte em 2002 comoveu toda a comunidade

25/06/2022 07h33 - Atualizado em 25/06/2022 às 07h33
Pe. João Baptista Delsale completaria 113 anos neste sábado (25)
O cidadão riocedrense, Pe. João Baptista Delsale morreu às 12:10 do dia 27 de novembro de 2002. - FOTO: RDC
O filho de Pedro e Virgínia nasceu em 25 de junho de 1909 no Rio Grande do Sul. Completou o primeiro ano de escola em casa, em seguida estudou no grupo Escolar Bibiano de Almeida e no colégio Salesiano Leão XIII nos últimos 2 anos do primário. Por sugestão do Pe. Olívio Giordano e Pe. André Dell'oca tornou-se coroinha  da igreja do colégio, sacristão e encarregado do Oratório Festivo.

Foi aceito para aspirante à vida salesiana em 1924, cursando o ginásio na cidade paulista de Lavrinhas, onde fez seu ingresso na congregação Salesiana como noviciado. Continuando seus estudos, fez o curso de Filosofia e a seguir transferiu-se para um Colégio Salesiano  da Inspetoria para 3 anos de magistério de língua portuguesa e outras disciplinas, no Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, em Bagé-RS. Em 1937 recebeu a ordenação sacerdotal através do ordenante, Dom José de Afonseca e Silva, no dia 08 de dezembro.

Em 1942 chegou em Rio dos Cedros, como encarregado do Oratório Festivo, Vigário Paroquial e capelão do Hospital Dom Bosco até 1952, percorrendo todo o interior da Paróquia no lombo de montaria, em jeep, e muitas vezes de carroça. Levava consigo o Cristo Salvador para o “rebanho de fé”, a esperança de dias melhores para os casais e a juventude, e muita coragem e carinho para os caboclos, crianças e todo o povo de Deus.

Em 1970 retornou às lides pastorais na comunidade riocedrense, encontrando aqui o Pe. Paulo Marconcini, Pe. Victor Vicenzi e outros heróis da antiga e nova guarda. Como vigário paroquial da matriz e atendendo 28 capelas do interior, ainda encontrou tempo para cuidar dos jovens e crianças do Oratório Festivo, Centro juvenil, do Hospital Dom Bosco e ministrar aulas no antigo Pe. Pastorino para noviços salesianos e para os jovens da cidade.

O cidadão riocedrense, Pe. João Baptista Delsale morreu às 12:10 do dia 27 de novembro de 2002.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#AniversárioPadreJoão

FONTE: Rio dos Cedros
Tags »
Notícias Relacionadas »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp