10/05/2022 às 00h01min - Atualizada em 10/05/2022 às 00h01min
Novo aumento do diesel pode impactar no preço das passagens de ônibus
O combustível impacta no frete, impacta nas máquinas no campo, e no ônibus urbano
Ana Carolina Diniz
https://diariodotransporte.com.br/2022/03/10/empresas-de-onibus-dizem-que-novo-reajuste-do-diesel-ameaca-transporte-publico-e-revela-a-inoperancia-do-governo-em-solucionar-o-problema/
Imagem: Pollyane Lima e Silva - Reprodução A partir de amanhã, o preço médio de venda de diesel da Petrobras terá reajuste de 8,87% para as distribuidoras, o terceiro aumento do ano. André Braz, coordenador dos Índices de Preços do Ibre/FGV, explica que, nas bombas, o aumento deve ser a metade do percentual vendido para a refinaria. O aumento não impacta diretamente a inflação medida pelo IPCA, pois pesa pouco na composição do índice. A questão é o impacto indireto, ou seja, no custo de vida. - Indiretamente, o impacto do diesel é muito grande, mas a gente não tem condições de medir precisamente. O diesel impacta no frete, impacta nas máquinas no campo, e no ônibus urbano.
De acordo com o IPC, da FGV, o diesel subiu 49% em doze meses. Então, há necessidade de um aumento no preço da passagem dos ônibus, o que é evitado a todo custo no ano eleitoral, salienta Braz. - O aumento do preço do diesel força muito a necessidade de um aumento no preço das passagens. As prefeituras estão subsidiando, mas à medida que o reajuste avança para mais de 50%, há chance de ter reajuste de passagens ainda este ano.
Ele explica que, se isso acontecer esse ano, irá mexer na expectativa de inflação, porque é um aumento permanente. No momento, a projeção do economista é que o IPCA termine o ano em 8,3% no acumulado até dezembro. - Estou achando que no ano eleitoral eles não vão fazer este movimento. Ou farão após as eleições. Se não for no final deste ano, será em 2023, o que pressiona a autoridade monetária. É um aumento que não segue as leis de mercado, é um preço regulado, que está vendo um custo importante aumentar e que, em algum momento, também pode alterar o preço das passagens de forma mais permanente.
#BoaTardeRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#AumentoDieselPassagemÔnibus