MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
02/02/2022 às 06h44min - Atualizada em 02/02/2022 às 06h44min

Governo de SC define novas regras para a volta às aulas presenciais

O retorno às salas de aula está previsto para a próxima segunda-feira em todo o estado

Caroline Borges
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/02/01/entenda-as-regras-para-o-retorno-das-aulas-presenciais-em-sc.ghtml
Entenda os regramentos vigentes em Santa Catarina para retorno das aulas presenciais - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina voltam às aulas na próxima segunda-feira (7) de maneira 100% presencial. Segundo as regras definidas pelo estado, os alunos retornam sem a necessidade de distanciamento social. Além disso, aqueles que tiverem razões médicas para não voltarem presencialmente terão que comprovar com um laudo. Uma portaria conjunta publicada pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES), de Educação (SED) e Defesa Civil (DCSC) estabeleceu novas regras sanitárias para todas as instituições de ensino de Santa Catarina, inclusive as privadas (veja os detalhes abaixo).

Não haverá mais distanciamento entre os alunos? A nova determinação do governo estadual retira o distanciamento social para a capacidade das salas de aula, permitindo o retorno de todos os estudantes de forma simultânea. As regras de distanciamento, no entanto, continuam válidas nos locais de alimentação escolar, sendo de 1,5 metros para ambientes sem ventilação e de 1 metro para ambientes com ventilação.

Estudantes que não puderem voltar devem apresentar laudo? Segundo a SED, os estudantes que por razões médicas não puderem retornar ao regime presencial, deverão comprovar a necessidade de afastamento por laudo médico. Eles serão avaliados semestralmente e, para esse grupo, a rede de ensino deve ofertar estratégias de atendimento do estudante para garantir o ensino-aprendizagem.

Como o estado irá monitorar os casos de Covid-19? Segundo a Secretaria de Educação, uma plataforma com os casos de Covid-19 em professores e alunos deve ser abastecida diariamente pelos gestores escolares. A gestão escolar deve acionar a Vigilância Epidemiológica municipal se houver aumento do número de casos em um curto período.

Haverá escalas no intervalo para evitar aglomeração? Os gestores escolares foram orientados pelo governo a manter as escalas de turmas para evitar aglomerações nos intervalos. Outra recomendação que segue válida é identificar as mesas e cadeiras para que cada estudante utilize sempre o mesmo espaço.

Qual é o percentual de adolescentes vacinados em SC? De acordo com o painel de vacinação do governo estadual, até esta segunda 84,57% dos adolescentes e jovens de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número do público que tomou a segunda dose está em 46,49%.

A vacinação é obrigatória para professores e alunos? A vacinação contra a Covid-19 é obrigatória em Santa Catarina para os trabalhadores da área da educação. A norma vale para as redes pública e privada que atuem no território catarinense. Para os alunos, a Secretaria de Estado da Educação informou que não exigirá comprovante de vacinação na matrícula.

Outras regras
As salas de aula das unidades escolares públicas e privadas devem manter a ventilação cruzada (com portas e janelas abertas). O uso de ventilador de teto deve ser no modo reverso;
O uso de máscaras e de álcool gel nos ambientes escolares também permanece inalterado;
Os sistemas de climatização das salas devem ter um plano de manutenção;

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#VoltaÀsAulasPresenciais

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp