01/02/2021 às 08h39min - Atualizada em 01/02/2021 às 08h39min
Eleições no Congresso e greve de caminhoneiros são monitorados com lupa pelos investidores
https://valorinveste.globo.com/mercados/renda - variavel/bolsas
https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/bolsas-e-indices/noticia/2021/02/01/eleicoes-no-congresso-e-greve-de-caminhoneiros-sao-monitorados-com-lupa-pelos-investidores.ghtml
REPRODUÇÃO O mês de fevereiro começa com um dos eventos mais esperados pelo mercado financeiro para 2021, a eleição para a presidência do Senado (às 14h) e da Câmara (às 19h). Serão os líderes das casas que ditarão a entrada das propostas de reformas estruturais (administrativa e tributária) e seu ritmo de tramitação, o que muito interessa ao mercado. Ontem, DEM abandonou a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) ao cargo de presidente da Câmara, o atual presidente e fiador da candidatura de Rossi. Com isso, Rodrigo Maia, ameaçou aprovar os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro que até aqui tinha se negado a levar adiante. As informações são do site “G1”, do Grupo Globo. Segundo reportagem do “G1” políticos que estiveram na reunião aconselharam Maia a autorizar não só um, mas todos os pedidos de impeachment que hoje estão na gaveta contra Bolsonaro. Mas há um outro grupo de Maia defendendo que ele não aceite, que seria “casuísmo” fazer isso no apagar das luzes de sua gestão.
Os investidores também devem repercutir hoje o início da greve dos caminhoneiros. Alguns poucos pontos de bloqueio em estradas estão se confirmando nesta manhã, conforme informações que circulam em grupos da categoria. O governo acredita que a paralisação deve ser bem mais limitada que em 2018, por não contar com apoio de empresas transportadores e algumas importantes associações de autônomos, mostra reportagem do Valor Econômico de hoje. Mas o clima no fim de semana esquentou com o vazamento de um áudio de conversa do ministro Tarcísio Freitas com representantes da Associação dos Caminhoneiros e Condutores de Capão da Canoa/RS. Na conversa, Freitas disse que uma eventual paralisação dos caminhoneiros “fecha a porta” para a negociação com governo e insinuou que a escolha dessa segunda-feira para o início da greve teria uma conotação política. O objetivo seria desgastar o governo, pois ocorre no mesmo dia das eleições para as presidências da Câmara e do Senado.
Além das eleições no Congresso e da greve dos caminhoneiros, a temporada de balanços do quarto trimestre ganha tração a partir de hoje com os resultados do Itaú após o fechamento do mercado e começa a ter maior influência sobre os negócios na bolsa brasileira.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#EleiçõesNoCongressoEGreveDeCaminhoneirosSãoMonitoradosComLupaPelosInvestidores
https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/bolsas-e-indices/noticia/2021/02/01/eleicoes-no-congresso-e-greve-de-caminhoneiros-sao-monitorados-com-lupa-pelos-investidores.ghtml