MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
11/01/2022 às 06h26min - Atualizada em 11/01/2022 às 06h26min

Decisão de Fachin que libera linguagem neutra irrita Bolsonaro

Presidente criticou o Ministro do STF após a suspensão da lei estadual que proibia os termos em material didáticos

https://odia.ig.com.br/brasil/2022/01/6314229-bolsonaro-critica-decisao-de-fachin-sobre-linguagem-neutra-o-que-ele-tem-na-cabeca.html
Bolsonaro critica Fachin por linguagem neutra: "O que tem na cabeça?" - FOTO: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista à Jovem Pan News, exibida nesta segunda-feira, 10, criticou o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), por suspender uma lei estadual que proibia a linguagem neutra nas escolas. Assinada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), a medida proibia a linguagem neutra em editais de concursos públicos, no material didático e na grade curricular de instituições de ensino.

"Você vê: linguagem neutra. O que que leva a isso? O nosso português já é uma língua difícil. Imagina como vai se manifestar lá fora perante o mundo. Se eu não me engano, Santa Catarina tem uma lei lá que foi sancionada pelo governador proibindo a linguagem neutra. O que o ministro Fachin fez? Deu uma liminar contra essa lei que estava lá proibindo a linguagem neutra", disse Bolsonaro. "Que país é esse? Que ministro é esse do Supremo Tribunal Federal? O que que ele tem na cabeça? Virou ‘Eu quero, eu não quero’?", continuou o presidente.

Na época, Fachin justificou seu voto dizendo que "a pretexto de valorizar a norma culta da língua, a lei configura ofensa à Constituição." O ministro afirmou também que o uso dessas novas formas de expressão visa combater preconceitos linguísticos. A liminar de Fachin será analisada pelo plenário do STF mas o julgamento ainda não tem data.
Continua após a publicidade

O decreto citado por Bolsonaro, assinado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (sem partido), também foi questionado pelo STF, mas tem outro relator que ainda não foi analisado. Esse, por sua vez, veda "novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas." 

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#CulturaRioDosCedros
#LinguagemNeutra

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp