MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
12/10/2021 às 07h13min - Atualizada em 12/10/2021 às 07h13min

A verdadeira história do feriado de Nossa Senhora Aparecida

A imagem da santa, de acordo com a história, foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul

Brenda Bittencourt
https://www.nsctotal.com.br/noticias/dia-de-nossa-senhora-aparecida-e-feriado
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil - Foto: Reprodução / G1
O dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado em 12 de outubro. Ela é considerada a padroeira, ou protetora, do Brasil na crença católica. A imagem da santa, de acordo com a história, foi encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul, no atual estado de São Paulo, em 1717. Ela é um dos principais símbolos da religião no país. A data se tornou feriado no Brasil.

Verdadeira história de Nossa Senhora Aparecida
Os relatos sobre o aparecimento da imagem são diferentes em alguns aspectos. Uma das versões conta que em outubro de 1717 (por volta do dia 17, de acordo com alguns historiadores), pescadores de Porto de Itaguaçu, na região de Guaratinguetá, atual estado de São Paulo, foram convocados pelas autoridades locais para pescar. No dia seguinte, seria oferecido um banquete ao governador da capitania, dom Pedro Miguel de Almeida, conde de Assumar, nomeado por dom João VI, rei de Portugal (e do Brasil).

Naquela noite, porém, os peixes haviam desaparecido do rio. Até meia-noite, os pescadores não tinham conseguido pegar nada. Todos voltaram para casa, menos três, que decidiram persistir. Então, um deles pescou o tronco de uma imagem da Nossa Senhora Aparecida, enquanto outro pescou a cabeça. Depois disso, os peixes voltaram ao rio em abundância e os pescadores encheram seus barcos com eles.

A estátua encontrada no rio representava Nossa Senhora da Conceição, mas ganhou o nome de Nossa Senhora Aparecida por ter surgido, ou aparecido, dessa forma surpreendente. A imagem era de cor preta e media cerca de 40 centímetros. Originalmente, pensava-se que fosse de madeira, porém mais tarde descobriu-se que era feita de terracota (argila cozida).

Por que o Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado Dia 12 de outubro
Dia 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida. A data é feriado nacional, e milhões de pessoas vão até a cidade de Aparecida para rezar em sua basílica (basílica é o nome que se dá a uma igreja grande ou principal). A basílica de Nossa Senhora Aparecida tem o nome de Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. É a maior igreja católica do Brasil e uma das maiores do mundo.

50 anos depois da oficialização do Papa Pio XI, no dia 30 de junho de 1980, o então presidente João Figueiredo sancionou a Lei 6.802, que reconhecia a Santa como padroeira do país e decretava o dia 12 de outubro como feriado nacional.

Capela de Nossa Senhora Aparecida
Foi construída uma capelinha para abrigar a imagem, e a devoção a ela foi aumentando. Outras capelas maiores a substituíram, e ao seu redor surgiu a cidade de Aparecida, que foi crescendo. Aparecida tornou-se o maior centro de romaria do país e hoje abriga uma grande igreja. No dia 4 de julho de 1980, o papa João Paulo II celebrou nela uma missa solene para mais de 300 mil pessoas.

Quais são os milagres de Nossa Senhora Aparecida
Fiéis relatam desde o século XVIII terem alcançado vários milagres concedidas por Nossa Senhora Aparecida. Um dos mais antigos fenômenos relatados é o do escravo Zacarias, que suplicou na frente da imagem de Nossa Senhora Aparecida que o libertasse. A história conta que a corrente de ferro que o prendia se abriu imediatamente.

Além deste, também tiveram outros milagres contados por fiéis que acreditam na história da santa padroeira. Os seis primeiros milagres de Nossa Senhora Aparecida são: Milagre das velas, Milagre da menina cega, Milagre das correntes,
Milagre do cavaleiro sem fé, Milagre do menino do rio e Milagre do homem e da onça

Milagre das velas
Relatos contam que em 1733 algumas pessoas estavam reunidas para rezar ao redor da Santa. Em certo momento, duas das velas que iluminavam a imagem se apagaram e antes que alguém as alcançasse, se acenderam novamente.

Milagre da menina cega
Uma menina cega que integrava uma família da cidade de Jaboticabal em São Paulo, tinha o sonho de conhecer a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Apesar dos problemas por conta da distancia e dificuldade locomoção, por conta da época, os pais decidiram levar a menina.

Com muito sofrimento e fé eles chegaram ao lugar e, durante a visita a menina disse “como é linda essa igreja” e a partir daí passou a enxergar normalmente.

Milagre das correntes
Essa é um milagre de 1850, no qual um escravo fugitivo acabara de ser capturado, preso por correntes e estava sendo transportado. No caminho, ele pediu permissão para rezar em frente a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Depois de alguns instantes pedindo a proteção da santa, as correntes que o prendiam começaram a milagrosamente se quebrar. O senhor que o prendia, ao ver o que estava acontecendo e acreditando se tratar de uma interseção divina concordou em deixa-lo ir.

Milagre do cavaleiro sem fé
Um cavaleiro cuiabano, anos a traz, passando pela região de aparecida parou para observar os fiéis da santa que estavam próximos do santuário. Como não acreditava nos poderes e na história de Nossa Senhora Aparecida, para zombar dos devotos e prova que estava certo, decidiu entrar a cavalo dentro da igreja.

No caminho a pata do cavalo se prendeu a uma pedra, o que acabou o derrubando. Ele entendeu tal acontecimento como uma prova dos poderes da santa, se desculpou e quando entrou no santuário era o mais novo devoto de Nossa Senhora Aparecida.

Milagre do menino do rio
Pai e filho resolveram pescar em um dia em que a correnteza do rio estava forte, e distraído o filho, que era pequeno e não sabia nadar, caiu no rio e começou a ser levado. O pai então começou a rezar para que Nossa Senhora Aparecida salvasse o garoto.

Segundo a história, no mesmo momento o rio se acalmou milagrosamente e o garoto parou de ser levado. Foi como se algo o segurasse na superfície e o impedisse de ser afundar ou ser carregado. Com isso o pai pode coloca-lo de volta no barco e ambos voltaram para casa em segurança.

Milagre do homem e da onça
Um caçador ao se aproximar de casa viu uma onça que parecia estar prestes a ataca-lo. Ao notar que não podia fazer nada para escapar, começou a rezar pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e o animal milagrosamente foi embora.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#TurismoRioDosCedros
#FeriadoNossaSenhoraAparecida

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp