31/08/2021 às 07h37min - Atualizada em 31/08/2021 às 07h37min
Um brinde ao empreendedorismo rio cedrense
A Cervejaria União Serrana, inaugurada no início do século XX, em Lages, pelo agricultor e empresário Josaphat Lenzi, será relançada por um de seus descendentes
https://clmais.com.br/marca-do-inicio-do-seculo-xx-sera-relancada-em-lages/
A história de um pioneiro na produção de cerveja e no plantio de lúpulo na Serra Catarinense está prestes a receber um novo capítulo. A Cervejaria União Serrana, inaugurada no início do século XX, em Lages, pelo agricultor e empresário Josaphat Lenzi, será relançada por um de seus descendentes. Os cervejeiros Juliana Fornari e Leonardo Fornari são os responsáveis pelo ressurgimento da marca, que deve voltar ao mercado local nos próximos meses.
A primeira vez que o casal produziu cerveja em casa foi no ano de 2016, mas foi apenas em 2019 que o hobby passou a ser encarado como um projeto profissional. “O meu sogro [Giovani Fornari] sempre incentivou a gente a fazer cerveja porque o bisavô dele, que é o Josaphat, fez isso no passado. Por isso, no começo de 2019 a gente resolveu encarar esse projeto, fizemos cursos e compramos os equipamentos adequados”, conta Juliana.
Ao transformar o hobby em negócio, Juliana e Leonardo tomaram a decisão de relançar a marca fundada pelo trisavô dele. A marca da Cervejaria União Serrana voltará ao mercado, mas terá uma nova cara. O novo logotipo foi inspirado no tradicional, lançado nos anos de 1910, porém, tem um toque especial: traz estampado o rosto de um homem de bigode e com chapéu. A imagem é a reprodução de uma foto de Josaphat, para homenagear o fundador.
Segundo Leonardo, além da cerveja, seu trisavô Josaphat produziu e vendeu vinho e espumante também, até a década de 1930. Por causa de sua produção, ele mantinha o próprio parreiral e plantava lúpulo.
Assim como Juliana, Josaphat era natural de Rio dos Cedros, no Médio Vale do Itajaí. “Ele veio para Lages em 1903 e, chegando aqui, quis implementar a produção de bebidas. Da pequena indústria montada em Lages, chegou a exportar para a Europa. Agora, estamos resgatando um nome e tentando fazer o melhor trabalho possível”, diz Leonardo.
Josaphat Lenzi foi um homem revolucionário no comércio de Lages- Santa Catarina. Nascido na região de Trento, no Tirol Italiano. Seu pai, Damiano Gervásio Lenzi, decide vir para o Brasil em 1876, com seus quatro filhos, e escolhe a região do Caravágio em Rio dos Cedros para viver. Josaphat, casou com a alemã de Berlim, Carolina Heckmann, e residiram em Rio dos Cedros, na localidade de linha Pomeranos, onde ainda existem a casa da família e a primeira escola do povoado. Josaphat, decide ainda jovem, seguir com sua familia para o Serra Catarinense e escolhe a cidade de Lages. E foi ali que ele fez história com Carolina e seus filhos. Inteligente e ousado como era, o jovem seguiu sua intuição e virou empreendedor.
No início dos anos 1900, ele abre uma cantina, onde recebia clientes dos quais muitos eram os intelectuais da época, como por exemplo o escritor brasileiro, Paulo Setúbal. A Cantina agradava pelas bebidas ali servidas, todas feitas por sua família. Exibia orgulhosamente seus vinhos, espumantes e cervejas, que inclusive chegou a exportar para Europa. Em um determinado momento, decide focar na produção de cerveja, fundando então, a Cervejaria União Serrana, sendo também o pioneiro na plantação de Lúpulo da Serra Catarinense. Josaphat, foi um ícone do comércio e até da economia Serrana. Uma personalidade que nunca será esquecida.
Incentivados por um dos bisnetos de Josaphat Lenzi, Giovani Fornari, o Trisneto Leonardo Fornari e sua esposa Juliana Marquardt Fornari, se especializaram na cultura cervejeira, investindo em instalações na área industrial de Lages e em equipamentos com tecnologia de ponta, que foram importados da Hungria. Com apoio do mestre cervejeiro Hungaro, Zoltán Ihasz, estão prestes a colocar novamente a Cervejaria União, com seus produtos a disposição dos apaixonados por essa bebida que é uma paixão mundial. Outra grande novidade da Cervejaria União, é o Beer Bus. Um ônibus padrão de segurança escolar – americano canadense, que chama a atenção quando passa pela cidade distribuindo chopp. Em fase final de certificação, a Cervejaria União, que manteve na logomarca, a imagem que do fundador Josaphat Lenzi, terá suas portas abertas na próxima primavera.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#DonCarlosLeal
#NotíciasRioDosCedros
#RioDosCedrosDebate
#ProsperidadeXDinheiro
https://clmais.com.br/marca-do-inicio-do-seculo-xx-sera-relancada-em-lages/