Realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Indaial, no Galpão das Artes, localizado na Fundação Indaialense de Cultura, a 4ª Conferência de Cicloturismo do Vale Europeu foi um marco para o debate de propostas e ações voltadas ao desenvolvimento do cicloturismo no território do Vale Europeu.
O evento foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em cooperação com o Instituto Planett – Observatório de Cicloturismo, e contou com a parceria da Prefeitura de Indaial e da Fundação Indaialense de Cultura.
Durante os dois dias de programação, temas relevantes foram abordados, como sustentabilidade ambiental, segurança das mulheres no cicloturismo e o aprimoramento dos serviços voltados aos cicloturistas. As discussões foram conduzidas por especialistas de renome nacional, que apresentaram um panorama ampliado do setor, destacando a importância de iniciativas locais como propulsoras do desenvolvimento sustentável e da valorização do turismo regional.
Em um formato dinâmico de roda de conversa, o trade turístico, operadoras e agências puderam trocar experiências, compartilhar boas práticas e alinhar estratégias para o crescimento conjunto do setor.
A Gestora de Cultura e Turismo do CIMVI, Arlete Scoz, destacou que eventos como esse têm o propósito de construir, de forma colaborativa, propostas sólidas e estratégicas que consolidem o Vale Europeu como uma referência no cenário do cicloturismo nacional e internacional. “Para o setor turístico, essa união é a virada de chave. Trabalhar de forma integrada é essencial para promover a região e qualificar cada vez mais a experiência dos visitantes”, afirmou.
O Diretor Executivo do CIMVI, Fernando Tomaselli, também marcou presença na conferência e ressaltou a importância da governança conjunta. “Durante muitos anos, o circuito era visto como uma utopia — algo distante, quase inatingível. Hoje, quase duas décadas depois, é uma realidade consolidada, que movimenta a economia, promove nossa cultura e compartilha a história das nossas cidades com o mundo”, celebrou.
Já para o coordenador do Instituto Planett, Luiz Saldanha, “esta quarta edição da ConVale teve uma representatividade importante pelo grande engajamento do público, composto por gestores, operadores, empresários dos meios de hospedagem, acadêmicos e membros de associações nacionais como Rede Brasileira de Trilhas e Aliança Bike. Ainda, o elevado nível das discussões se mostrou consequência de um encadeamento de debates iniciados nas edições anteriores do evento.”
A Conferência reafirma o papel do cicloturismo como vetor de transformação social, econômica e ambiental. Encerrando o evento, os participantes saíram fortalecidos pelo sentimento de pertencimento e pela certeza de que o trabalho em rede é o caminho para consolidar o Vale Europeu como destino exemplar de cicloturismo. A 4ª edição da Conferência deixa como legado o compromisso coletivo com a inovação, a sustentabilidade e a promoção integrada do território.
#BomDiaRioDosCedros #DiárioDeRioDosCedros #RioDosCedros #DonCarlosLeal #NotíciasRioDosCedros #TurismoRioDosCedros #CulturaRioDosCedros #ConvaleCIMVIIndaial