28/07/2021 às 07h38min - Atualizada em 28/07/2021 às 07h38min
Brasil se mobiliza para enfrentar as ondas de frio
Alertas meteorológicos emitidos com antecipação possibilitaram planos de ação de prefeituras para proteger as pessoas de maior risco de frio muito intenso
https://metsul.com/governos-e-sociedade-mobilizados-para-enfrentar-a-onda-de-frio/
Município de Canoas têm plano especial de enfrentamento ao frio e de acolhimento de vulneráveis - Gustavo Garbino/Prefeitura de Canoas Mobilização estadual para preservar vidas durante a poderosa onda de frio que começa e vai até o final da semana. Prefeituras de diversos municípios adotaram planos de ação para atender a população desabrigada ou em condição de vulnerabilidade social, aumentando a oferta de abrigos e distribuindo agasalhos.
A Prefeitura de Canoas, por exemplo, anunciou a prorrogação da ação de acolhimento para moradores de rua no Centro Olímpico Municipal (COM). A atividade, que teve início em 29 de junho, seguirá até o dia 15 de agosto. A iniciativa tem como objetivo acolher essa população devido ao frio intenso dos próximos dias.
Em Porto Alegre, uma força-tarefa foi montada entre secretarias e está ampliando a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário de 100 vagas no Gigantinho desde hoje. Além do espaço no estádio Beira-Rio, há 140 vagas ainda disponíveis na rede própria e conveniada. O Gigantinho está recebendo doações de alimentos e agasalhos para a população em situação de risco social.
ORIENTAÇÕES AOS PREFEITOS SOBRE O FRIO
Com a intensa massa de ar frio, o presidente da Famurs (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul) Eduardo Bonotto pediu atenção dos prefeitos e prefeitas gaúchas para os moradores em situação de vulnerabilidade social. “Os gestores devem ficar atentos com os moradores de rua nesta semana fria e podem contar com a equipe da Famurs para o desenvolvimento de estratégias que busquem proteger suas comunidades carentes”, ressalta.
O presidente da Famurs conversou no final da tarde de ontem com a meteorologista Estael Sias da MetSul para repassar informações seguras aos prefeitos gaúchos. “Decidi conversar diretamente com a meteorologista Estael Sias para emitir este alerta seguro aos prefeitos gaúchos. Nossos municípios que possuem a agricultura como fator de desenvolvimento devem ficar atentos com a possibilidade de geada negra, que é aquele fenômeno natural que pode queimar a plantação ou a vegetação. Estaremos atentos ao lado de meteorologistas capacitados para orientar prefeitos e secretários dos 497 municípios do Rio Grande do Sul. Essa massa de ar polar deve elevar a atenção dos municípios”, ressaltou Bonotto.
#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#NotíciasRioDosCedros
#BrasilSeMobilizaParaEnfrentarAsOndasDeFrio