Assinatura do vídeo comemorativo dos 60 anos de emancipação do município de Rio dos Cedros.
Há 60 anos, Rio dos Cedros foi desmembrado de Timbó, conforme a Lei Estadual 793, de 19 de dezembro de 1961. Este vídeo marca o início das comemorações, renovando o sentimento de força, coragem e fé de nosso povo nos momentos atuais. Rio dos Cedros, desde o início da imigração até o ano de 1916, dependia praticamente em tudo de Blumenau. Lá estava Prefeitura Municipal, o Fórum, o Cartório, a Delegacia de Polícia e toda a máquina administrativa do Médio e Alto Vale do Itajaí.
Em 1916 Rio dos Cedros foi elevado a Distrito, com o nome de Encruzilhada e Germano Bona nomeado seu primeiro Intendente. O novo distrito funcionou provisoriamente na casa particular do próprio Intendente até 1921. Nesse mesmo ano, o Então Prefeito de Blumenau, Kurt Hering construiu o prédio da Intendência no terreno doado por João Longo. Pelo decreto Estadual de 28/02/1934 foi criado o Município de Timbó, passando então Encruzilhada passou a denominar-se arrozeira, devido "a inauguração do canal que traz água do rio para irrigação dos arrozais.
Finalmente, pela lei Estadual 793 de 19/12/1961, foi criado o Município de Rio dos Cedros, desmembrado de Timbó, voltando novamente ao primitivo nome, sendo instalado no dia 28/12/1961.