Estima-se que 8 em cada 10 brasileiros sofrerão com dores nas costas durante a vida adulta, segundo dados disponibilizados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Além disso, ainda citando a pesquisa anterior, foi possível constatar que o problema comum atinge mais de 16% da população ativa - e que é a dor crônica que mais afasta brasileiros do trabalho.
A coluna vertebral é composta por diferentes estruturas - que vão de ossos e articulações aos nervos e músculos. Ainda assim, quando o assunto é descobrir a fonte da dor, o diagnóstico pode ser complicado.
O Dr. Stélio Araújo Filho, neurocirurgião na Clínica Stélio Araújo, explica que, normalmente, as artroses facetárias são as responsáveis pela dor - mas nem sempre é assim. “Protusões e hérnias de discos também podem resultar em dores crônicas e que impossibilitam a qualidade de vida de quem as sente”, diz.
Ou seja, causas como degeneração, desgastes e bicos de papagaio também podem acontecer. Assim como estenoses, contraturas e encurtamentos musculares. Nesses casos, a infiltração pode apoiar o tratamento: tanto reduzindo a dor quanto ajudando no diagnóstico.
Infiltrações na coluna vertebral (bloqueio da dor)
O Dr. Stélio explica que as infiltrações na coluna vertebral ajudarão de múltiplas formas, além das já citadas. “Os bloqueios auxiliam no diagnóstico real da dor. Além disso, também apoiam a reabilitação, pois diminuem as dores, assim como as medicações que até então eram ingeridas”, aconselha.
O procedimento é indicado para pacientes com dor na coluna cervical, torácica e lombar, acompanhada ou não de dor e/ou formigamento nos membros. É uma solução imediata, que ajudará no controle da dor. De todo modo, é necessário acompanhar os resultados e decidir qual será o próximo passo do tratamento”, finaliza.
Experiência
A Clínica Stélio Araújo atua na área de Neurocirurgia há mais de 35 anos e já realizou mais de 10 mil neurocirurgias no período.
Para saber mais, basta acessar: https://www.neurocirurgia.stelioaraujo.com.br