MENU

Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 728x90
23/03/2021 às 07h00min - Atualizada em 23/03/2021 às 07h00min

Florianópolis completa 348 anos, hoje(23)

A ilha que rejuvenesce a cada ano está de berço! Será magia?

https://www.sc.gov.br/conhecasc/municipios-de-sc/florianopolis
FOTO: DIVULGAÇÃO
O apelido Ilha da Magia é perfeito para Florianópolis. As praias incríveis e a natureza da ilha realmente dão a impressão de estar num paraíso, diferente de qualquer capital do Brasil. Mas o significado do nome vai além da beleza natural. Quando os colonos portugueses chegaram à Ilha, perceberam que alguns aspectos causavam medo na população e começaram a fazer uso de superstições para se protegerem. Muitas lendas surgiram em locais onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, o Centro Histórico e Santo Antônio de Lisboa. Esses lugares ainda são ricos em cultura e que abrigam a maioria dos nativos, descendentes e antigos moradores.

Os pescadores saíam de madrugada para pescar e viam “coisas” que não sabiam explicar. Tudo acontecia em alto mar e nos lugares escuros. Ao voltar para casa, eles contavam para suas famílias, e o medo aumentava e as lendas se espalhavam entre os moradores. Muitos contos sobre a Ilha da Magia foram escritos pelo pesquisador Franklin Cascaes. Ele dedicou grande parte de sua vida ao estudo da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina, destacando aspectos culturais e superstições. Estima-se que ele tenha coletado cerca de cinco mil peças e letras sobre o tema, relatando manifestações fantásticas e lendas que ouviu durante sua vida em conversas com pescadores e moradores ilhéus. Seu principal acervo encontra-se sob a guarda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bruxas da Ilha
As bruxas são as figuras principais das lendas contadas pelos nativos. Conta-se que elas assustavam os pescadores, roubavam seus barcos e brincavam com as suas tarrafas. Uma de suas diversões favoritas era dar nós nas crinas dos cavalos. Há uma crença de que quem muda pra Floripa deve pedir licença às bruxas, para assim ser bem sucedido e viver bem na ilha. Embora elas sejam conhecidas por habitarem toda a cidade, Itaguaçu é o local mais conectado à elas. Foi lá que as bruxas resolveram fazer uma grande festa, mas não convidaram o diabo. Como punição, ele as transformou em pedras, que hoje são consideradas uma atração turística.

#BomDiaRioDosCedros
#DiárioDeRioDosCedros
#RioDosCedros
#AIlhaDamagiaEstáDeBerçoAniversárioDe348AnosDeFlorianópilis

https://www.sc.gov.br/conhecasc/municipios-de-sc/florianopolis

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Rio dos Cedros Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp